ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS

PARCELAMENTO EM ATÉ 6X S/ JUROS (PARCELA MÍNIMA DE R$99)

CUIDAMOS DA SUA ENTREGA COM SEGURANÇA E COMODIDADE

    • Televendas: (11) 3130-4500

      Produto adicionado ao carrinho

      Tempranillo

      A Tempranillo é a uva tinta mais importante da Espanha, podendo-se dizer que a ela está para os vinhos espanhóis assim como a Nebbiolo e a Sangiovese estão para os vinhos da Itália. Essa variedade é responsável pela elaboração de alguns dos melhores vinhos de Rioja e Ribera del Duero.

      Em cada região vinícola a uva Tempranillo recebe um nome diferente; em Rioja é conhecida como Tempranillo, em Ribera del Duero é chamada de Tinto Fino, enquanto em Penedès recebe a denominação Ull de Liebre. Já na região portuguesa do Alentejo é conhecida como Aragonês e, por fim, no Douro e Dão a Tempranillo é chamada de uva Tinta Roriz.

      Para alguns especialistas, a Tempranillo é proveniente de uma mutação da uva Pinot Noir, trazida da região de Borgonha por imigrantes a caminho de Santiago de Compostela. Além disso, um vinho tinto Rioja velho apresenta características similares a de um Borgonha tinto envelhecido. Outros historiadores afirmam que a uva Tempranillo é nativa da Espanha e seu nome deriva de “temprano”, isto é, “cedo” em referência ao período de amadurecimento das suas vinhas.

      A Tempranillo é uma cepa de casca grossa, bagos escuros e pequenos, que sinalizam seu potencial para dar origem a vinhos com sabores complexos e bons níveis de taninos. Os vinhos elaborados a partir dessa variedade possuem coloração vermelha-rubi, especialmente, enquanto jovens. A Tempranillo produz também bons rosés, em versões secas, frutadas e leves.

      Os vinhos Tempranillo apresentam maior elegância e finesse ao invés de potência, bem como não possuem notável acidez, o que os tornam exemplares que não envelhecem bem, sendo necessário utilizar uma uva de corte para compensar essa carência.

      Além de Rioja, a uva Tempranillo produz excelentes vinhos em Ribera del Duero, mais ao norte de Valladolid. Fora do território espanhol, apenas em Portugal, em Alentejo, Dão e Douro, e na Argentina encontra-se um grande cultivo dessa variedade.

      + ver mais