Não há produtos em seu carrinho.

Nebbiolo

A Nebbiolo é a casta tinta mais respeitável do norte da Itália, com importante participação na composição dos maravilhosos vinhos Barolo e Barbaresco, que se encontram entre alguns dos melhores vinhos tintos de todo o mundo.

Os vinhedos da Nebbiolo são, normalmente, os primeiros a brotar. No entanto, a uva é uma das últimas a amadurecer, quando comparada com outras cepas. Além disso, as vinhas dessa variedade não se adaptam com facilidade em diferentes solos e regiões, necessitando de boa drenagem e intensa exposição solar.

Conhecida também como Spanna, Chiavennasca e Prunent, a uva Nebbiolo é uma variedade de pele escura e vinhas que apresentam bons rendimentos, mas ela necessita de cuidados especiais por parte de seus produtores, para que os frutos concentrem bons aromas e sabores.

Por conta da sua casca extremamente grossa, os vinhos Nebbiolo são extremamente tânicos. Antigamente, os grandes vinhos elaborados com essa variedade necessitavam de muitos anos para amaciar, no entanto, graças às novas técnicas de vinificação, os vinhos Nebbiolo são mais acessíveis quando jovens. Embora muitos ainda prefiram beber um bom Barolo ou Barbaresco após dez anos de guarda.

Além disso, os vinhos Nebbiolo são extremamente alcoólicos, com excelente capacidade de envelhecimento e, às vezes, apresentam coloração escura e densa. Mesmo após pouco tempo de guarda, tais vinhos já possuem coloração alaranjada, o que o torna um exemplar fácil de ser reconhecimento.

Outra característica importante da uva Nebbiolo é o seu perfume, ou seja, seu bouquet inconfundível. Alguns vinhos apresentam aromas florais e, com a idade, desenvolvem notas de couro e especiarias, com nuances herbáceas e de cereja escura.

Além dos tradicionais Barolo e Barbaresco, os dois maiores vinhos produzidos com a Nebbiolo, a variedade dá origem a outros excelentes vinhos, como o Gattinara e o Ghemme, além de um outro exemplar que carrega o mesmo nome da variedade, Nebbiolo d’Alba, produzido com uvas do vinhedo da região de Alba.