ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS

PARCELAMENTO EM ATÉ 6X S/ JUROS (PARCELA MÍNIMA DE R$99)

CUIDAMOS DA SUA ENTREGA COM SEGURANÇA E COMODIDADE

    • Televendas: (11) 3130-4500

      Produto adicionado ao carrinho

      Aragonez

      Aragonês: o nome de uma das castas mais importantes da Espanha.
      A uva Aragonez ou Aragonês, como é chamada no Alentejo, também é conhecida por Tempranillo na Espanha onde, atualmente, é considerada uma das castas mais importantes. Por ser uma uva antiga, se espalhou por toda a Península Ibérica com o passar dos anos e está presente em grande quantidade tanto em Portugal quanto na Espanha.
      Também é conhecida por Tinta Roriz nas regiões do Douro e Dão, em Portugal e, na Espanha é chamada de Tinta del País, Tinta del Toro, Tinto Fino e Concibel, dependendo da região onde é cultivada.

      Harmonização do
      vinho Aragonez.
      Seus cachos são grandes e longos e seu cultivo é feito em áreas de solos de boa drenagem, sem muita água disponível, pois umidade em excesso reduz drasticamente a qualidade desta uva, utilizada comumente em cortes e também em tintos varietais, que combinam perfeitamente com carnes de sabor intenso, como faisão e cordeiro, por exemplo.
      Os vinhos espanhóis de Rioja e Ribeira del Duero, os portugueses do Vale do Douro e os fortificados Porto têm a Aragonez em sua composição básica. Com rendimentos mais elevados, esta casta produz vinhos mais leves e frutados. Quando estes rendimentos são reduzidos (ou de vinhedos mais antigos), seus vinhos são tintos mais potentes e longevos, alcançando posições entre os melhores do mundo.

      Uva Aragonez e seu cultivo.
      Além da Península Ibérica, a Aragonês também é plantada na região de Languedoc, na França, para ser usada em vinhos de corte. No Novo Mundo, seu cultivo acontece principalmente na Austrália, na Argentina e na Califórnia, onde também é utilizada na elaboração de vinhos fortificados, estilo Porto, Marsala e Madeira.
      Assim como acontece com a uva Garnacha (Grenache), a Aragonês vem sendo cultivada tradicionalmente em videiras no formato de taça, o chamado sistema goblet, pensado para incentivar naturalmente o desenvolvimento de sabores frutados nos vinhos que se originarão. Mas alguns produtores também cultivam suas videiras da outra forma, deixando os bagos se espalharem em espaldeiras.

      + ver mais