ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS

PARCELAMENTO EM ATÉ 6X S/ JUROS (PARCELA MÍNIMA DE R$99)

CUIDAMOS DA SUA ENTREGA COM SEGURANÇA E COMODIDADE

    • Televendas: (11) 3130-4500

      Produto adicionado ao carrinho

      Tinto Cão

      A Tinto Cão é uma das cinco principais variedades utilizadas na produção dos fortificados vinhos do Porto, no Vale do Douro. Uma uva de baixo rendimento que, apesar da coloração escura e forte que apresenta, não produz vinhos profundamente escuros como os elaborados a partir das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca.

      Com o decorrer dos séculos, os vinicultores da região do Douro descobriram que a uva Tinto Cão atinge melhor o ápice qualitativo em áreas com menor incidência solar, onde as temperaturas mais frias contribuem para que as uvas apresentem elegantes aromas florais.

      Quando cultivadas nestes locais mais frios, a Tinta Cão exibe taninos firmes e bons níveis de acidez, que proporcionam boa capacidade de envelhecimento aos vinhos do Porto, podendo envelhecer muito bem durante décadas.

      Apesar de ser bastante apreciada, a Tinta Cão é uma uva pouco interessante para os produtores devido ao seu rendimento extremamente baixo. De maturação tardia, essa variedade possui pequenos cachos que se agrupam em bagos de pele grossa, protegendo-as contra doenças encontradas em vinhedos.

      Esta é uma das mais de 200 castas nativas de Portugal e cultivada no Douro desde o século XVIII. A Tinta Cão é uma uva que dá origem a vinhos de altíssima qualidade e, além do Douro, encontra-se essa variedade plantada no Dão e em algumas regiões vinícolas dos Estados Unidos, onde alguns produtores californianos investiram nessa casta para a produção de vinhos fortificados, com inspiração nos melhores vinhos do Porto.

      Os vinhos produzidos com a Tinta Cão apresentam coloração profunda e são notoriamente encorpados, persistentes e densos, bem como exibem taninos bem marcantes que se encontram sempre equilibrados entre os açúcares residuais e a acidez, em uma estrutura que permite uma boa capacidade de envelhecimento.

      Normalmente, os aromas que os vinhos Tinto Cão exibem são florais e, apesar de exuberantes, bastante delicados. Para fazer uma boa harmonização com um vinho seco Tinto Cão, aposte em pratos como costela de porco. Já os fortificados acompanham muito bem sobremesas com chocolate. 

      + ver mais