Não há produtos em seu carrinho.

Vinho do Porto e sobremesa

Vinhos de sobremesa são, como o próprio nome indica, vinhos próprios para acompanhar doces e sobremesas. São ainda chamados, simplesmente, de vinhos doces, devido à alta concentração de açúcares naturais da uva em sua composição. Podem ser também servidos sozinhos, como digestivos no final das refeições ou como vinhos de meditação, sem acompanhar nenhum tipo de comida.

São, geralmente, vinhos milenares, como os Tokaji produzidos na Hungria e muito tradicionais, como os vinhos do Porto portugueses, que dispensam apresentações aqui no Brasil. São vinhos fortificados, botritizados, passificados ou feitos com uvas de colheita tardia.

A verdade é que, muitas vezes, os vinhos doces são deixados de lado por serem confundidos com os chamados “Vinhos Suaves”, muito comuns no nosso país e que não tem nada a ver com estes exemplares, pois estes recebem açúcar no final da elaboração.

Entre os fortificados, que recebem adição de álcool depois de vinificados, estão os portugueses Porto e Madeira, os espanhóis Jerez e Málaga, o francês Banyuls e o italiano Marsala. Todos são feitos pelo mesmo processo, mas possuem características diversas e digamos, “pessoais”. Vale a pena descobrir os detalhe de cada um desses vinhos.

Os botritizados são aqueles vinhos que tem suas uvas “apodrecidas nobremente” pelo fungo benéfico Botrytis cinerea, que desidrata os bagos e aumenta a concentração de ácidos, açúcares e sabores. Dessa forma são elaborados os Tokaji da Hungria e os Sauternes da França.

Já os vinhos doces feitos com uvas passificadas são aqueles cujos bagos são colhidos no auge da maturação e depois estagiam em esteiras para secagem. Esta técnica é muito utilizada na Sicília e no Veneto, na fabricação dos vinhos Passito, Amarone e Vin Santo.

Quando as uvas secam na videira acontece o processo de colheita tardia ou passerilage, muitas vezes controlado pelos produtores que interrompem o fluxo da seiva torcendo os cachos ou cortando os ramos das videiras. Assim são feitos os doces franceses Jurançon.

Na Vinci, você encontra uma seleção completa de vinhos de sobremesa, dos melhores produtores do mundo como Niepoort, Fontodi, Selbach-Oster, Errazuriz, entre outros.