Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Chianti

O Chianti é um dos vinhos italianos mais conhecidos do mundo e faz uma combinação harmoniosa com massas, carne vermelha e pratos simples do cotidiano.

Produzidos na Toscana - a primeira região demarcada oficialmente, em 1716, pelo grão-duque Cosimo 3º de Medici - são elaborados especialmente com a uva Sangiovese, em algumas versões ganha adição de outras variedades da região. 

A lenda que conta a história da demarcação de terra é muito interessante, conta-se que as cidades de Florença e Siena disputavam entre si a primazia de ocupar o maior território demarcado para a produção do já famoso vinho. Para evitar uma nova batalha entre as cidades, os líderes das duas vilas acertaram que, ao primeiro canto do galo, o mais veloz cavaleiro de cada uma das cidades rivais partiria a galope em direção à outra. O ponto em que eles se encontrassem delimitaria a área de influência de cada uma.

Segundo a lenda, o povo de Siena acreditou que seu galo, branco e forte, cantaria bem mais alto se estivesse mais alimentado e sadio. Certos desta teoria, os habitantes o alimentaram com fartura na noite anterior.

Os de Florença, por sua vez, escolheram um galo preto que, em meio a confusão dos preparativos da corrida, simplesmente não foi alimentado. Levado pela fome, o galo negro de Florença cantou ao primeiro sinal do alvorecer, enquanto o galo branco de Siena, feliz e saciado, dormia profundamente.

Assim, ao encontro dos dois cavalos deu-se apenas a 12 km de Siena (a distância entre as cidades é de cerca de 70 km).

Claro que trata-se de uma fábula, mas dela restou um símbolo interessante até os dias atuais. O Chianti Classico traz até hoje um selo na cápsula de um galo negro, é o que difere do Chianti comum. A DOCG Chianti é enorme, uma das razões para o volume de vinhos produzidos, como os deliciosos de Piccini.

Fontodi, uma unanimidade na região de Chianti Classico que você só encontra na Vinci, elabora alguns dos melhores e mais emblemáticos vinhos da Toscana. Seu Chianti Classico coleciona prêmios de críticos renomados e foi apontado como "um vinho de tirar o fôlego", deixando os degustadores "sem palavras", segundo relato da Wine Spectator.

Castellare di Castellina apresenta um vinho no estilo clássico e elegante, com a assinatura do enólogo Alessandro Cellai e, a reputada Villa Poggio Salvi, produz surpreendentes exemplares de fantástica relação qualidade/preço.