Não há produtos em seu carrinho.

Destaques da Toscana

A Toscana é uma das regiões vinícolas italianas mais conhecidas e famosas, graças ao glamour e ao clima romântico de suas colinas sem fim, das estradas rurais e as pequenas vilas típicas do local. Suas uvas são responsáveis pela produção de excelentes vinhos internacionalmente reconhecidos em variados estilos, que vão muito além dos conhecidos tintos - incluindo também os brancos e os doces.

Situada no centro da Itália, a Toscana tem uma longa história com o vinho. Seu clima é um fator importantíssimo, que contribui para o sucesso da região como produtora – as regiões costeiras são quentes e temperadas, enquanto que no interior, principalmente na região das colinas, há um aumento na variação da temperatura diurna que ajuda a manter o equilíbrio da acidez, dos açúcares e dos aromas das uvas. Nesta região prospera o cultivo da variedade Sangiovese, que é indiscutivelmente a mais importante de todas as variedades da Toscana por ser responsável pela elaboração da maior parte dos vinhos da região.

A uva Sangiovese possui outros nomes, dependendo da região em que é cultivada ou do produtor que a cultiva – em Montepulcino, por exemplo, é conhecida como Prugnolo Gentile. Esta uva é responsável pela produção dos deliciosos e elegantes Chianti, em que se destaca o Chianti Classico 2014 – produzido por Castellare di Castelina, elaborado sem concessão a modismos, preservando a tipicidade e exaltando as qualidades da casta Sangiovese – e o Fontodi Chianti Classico 2010 – considerado um vinho encorpado com taninos sedosos e um longo final.

Além dos Chianti, vinho mais famoso da região, a Toscana produz o Brunello di Montalcino, um grande exemplar produzido a partir de um clone da uva Sangiovese – a Sangiovese Grosso – resultando num vinho de mais cor e maior concentração. Se comparados com o Chianti, o Brunello é normalmente mais encorpado e com maior teor alcoólico. Da mesma região podemos destacar o Rosso di Montalcino, que é mais leve e frutado que o Brunello. Quanto aos Brancos, vale a pena citar o Vermentino 2013, produzido pela Casanova dela Spinetta, que é um vinho repleto de notas florais e minerais, sendo excelente companhia para peixes e frutos do mar.

Com os melhores e mais deliciosos vinhos, pode-se dizer que a Toscana está muito próxima de um verdadeiro paraíso vinícola. Selecionamos alguns preciosos e renomados rótulos para você poder desfrutar do melhor que a Itália tem para oferecer. Confira!