Não há produtos em seu carrinho.

Destaques da Itália

Conhecida antigamente como Enotria, ou “terra do vinho”, a Itália é um dos poucos países que se encontra no seleto grupo dos mais privilegiados para a viticultura. Com uma grande diversidade de castas e berço de alguns dos melhores vinhos do mundo, a Itália dá origem a exemplares classudos e elegantes, com ótima tipicidade e charme.

Lar de grandes uvas, como a Barbera, Nebbiolo, Aglianico, Sangiovese e várias outras, a Itália possui também uma enorme gama de terroirs, responsáveis pela elaboração de grandes e cobiçados rótulos. Ao longo de todo o país, encontram-se inúmeras e prestigiadas regiões produtoras, tais como Alto Adige, Umbria, Toscana, Piemonte, Lazio, entre outras.

A Itália é responsável pela produção de vinhos desde 1.200 a.C., demonstrando sua popularidade perante este mundo. A tradição vinícola do país é tão grande que é comumente associada com os pilares da vinicultura, visto tamanha familiaridade com o cultivo de vinhas e a elaboração de grandes vinhos.

O país ocupa a segunda colocação no ranking dos maiores produtores de vinho ao redor do globo, responsável pela exportação de mais de 1,50 bilhões de litros da bebida anualmente. Além disso, o consumo interno de vinho é expressado em um número ainda maior, ultrapassando cerca de 4 bilhões de litros por ano – isto é, cada italiano consume em média 48 litros da bebida. 

Os produtores do país conquistaram uma grande melhora na produção dos seus vinhos com o decorrer dos últimos anos, sem deixar de lado, é claro, as raízes do estilo clássico que agrada a tantos críticos e especialistas em diferentes países.

Tal evolução, responsável pelo aumento da qualidade dos vinhos, ocorreu graças a introdução de novas técnicas e equipamentos modernos, como por exemplo, controle da temperatura na fermentação, uso de pequenas barricas de carvalho, redução dos rendimentos das vinhas, experimentação com novas castas etc.

Criada no ano de 1963, a Denominazione di Origine Controllata (DOC) abrange mais de 300 regiões vinícolas italianas, entre as quais aparecem os vinhos: Clássicos, Superiore, Riserva, Frizzante, Secco, Dolce, Amabile, Passito, Ripasso, entre outros. Aqui na Vinci, você encontra os melhores vinhos italianos do mercado. Aproveite!