Não há produtos em seu carrinho.

Deliciosos Malbec

A Malbec, uva nativa da França, é uma das mais importantes castas da Argentina na elaboração de prestigiados vinhos tintos. Seu sucesso ocorreu através da região de Mendoza e, em poucas décadas, a uva Malbec passou de uma relativa obscuridade para o prestígio internacional, elevando ainda mais a Argentina como uma nação produtora de vinhos.

Essa variedade é responsável por amadurecer no meio da estação de crescimento, dando origem a uvas pequenas e extremamente coloridas. Além disso, a Malbec é extremamente sensível ao seu ambiente de cultivo, onde o nível de maturação terá efeito considerável sobre a estrutura dos vinhos que a casta produzirá.

As vinhas da Malbec cultivadas em território francês tendem a ser mais vigorosas e tânicas, enquanto as vinhas plantadas na Argentina dão origem a uvas mais ricas e suculentas. No entanto, em ambos os lados do Atlântico, os vinhos Malbec são geralmente envelhecidos em barris de carvalho a fim de melhorar a estrutura da bebida e seu potencial de envelhecimento.

Na França, a Malbec é a uva da região de Cahors, constituindo cerca de 70% de qualquer vinho rotulado como AOC Cahors, onde é acrescentada a casta Merlot, variedade rica e rústica, e a cepa Tannat, conhecida pela alta tanicidade. Além disso, essa variedade é também um ingrediente comum na elaboração de vinhos tintos em Bordeaux.

Suscetível a geadas, a uva Malbec se adapta melhor em climas mais secos, assim como às áreas mais secas da América do Sul, onde essa variedade se desenvolve da melhor maneira, dando origem a vinhos únicos e com características marcantes.

Na Argentina, onde a Malbec é ícone, essa variedade dá origem a vinhos de diferentes estilos. Em altitudes mais baixas as uvas apresentam pele mais fina e frutos macios – ideal para a elaboração de vinhos rosés e tintos produzidos em altas quantidades.

Produzindo alguns dos mais premiados vinhos da Argentina, Kaiken, localizada na região de Mendoza, produz excelentes vinhos Malbec, com vinhas de baixos rendimentos, assegurando a alta concentração dos exemplares e demonstrando a alta expressão do terroir.

Outra prestigiada vinícola que produz vinhos Malbec de alta expressão e notoriedade é Luca – projeto pessoal de Laura Catena. O complexo Luca Malbec demonstra uma impressionante elegância, bem como um sofisticado toque feminino, elaborado em minúsculas quantidades, sendo difícil até mesmo de ser encontrado na Argentina.