Não há produtos em seu carrinho.

Branco Doce

Os vinhos brancos doces muitas vezes não são muito valorizados, acreditando-se que durante sua produção o açúcar é adicionado de maneira artificial, derrubando os níveis de qualidade da bebida. Porém, um pouco de estudo sobre a fabricação desse tipo de vinho já esclarece diversos preconceitos e mostra o quão saboroso e raro esse vinho pode ser.

Os vinhos com essa característica são produzidos através de métodos diferenciados em relação aos vinhos comuns. Em sua produção, diversas técnicas são aplicadas para reter o açúcar da fruta antes da fermentação, tornando a bebida naturalmente doce.

Entre os estilos de fabricação, existe o método de escolha de uvas com características mais doces, ideais para produzir o vinho e, outros processos utilizados são a colheita tardia, em que as uvas amadurecem nas vinhas até tornarem-se praticamente passas; a interrupção adiantada da fermentação graças à adição de destilados vínicos, dando origem aos chamados vinhos fortificados; e através da podridão nobre, em que as vinhas são atacadas pelo fungo Botrytis cinérea.

Há também os chamados Icewines, em que as uvas são colhidas ainda congeladas, e o processo de fabricação dos passitos – as uvas são colhidas normalmente, porém ficam armazenadas em esteiras acondicionadas em ambientes ventilados até tornarem-se passas. Normalmente, todos esses processos resultam em pouquíssimo rendimento, já que os líquidos dos frutos ficam bastante concentrados – fator que agrega grande valor ao vinho.

O vinho Jerez, um dos mais famosos vinhos brancos doces do mundo, é originário do sul da Espanha (Jerez de La Frontera). Pode ser escrito com diversas grafias Jeréz, Xérèz ou Sherry, dependendo do país. Sua elaboração se dá através do fungo e outros processos de desidratação do fruto. Já a fermentação é encerrada graças a adição de destilados de uva.

Há outros exemplares famosos de vinhos brancos doces, como o aclamado Château d’Yquem, um dos mais importantes e longevos vinhos dessa qualidade, e o húngaro Tokaji, famoso pelo seu sabor único.