Não há produtos em seu carrinho.

Viúra

Viúra é a uva branca mais popular do norte da Espanha. Conhecida também como Macabeu ou Maccabéo, em Languedoc-Roussillon, a variedade é amplamente cultivada em sua terra natal, na Espanha, especialmente em Rioja, onde é a uva de vinho branco que ocupa a maior parte dos vinhedos.

Esta é uma das principais castas utilizadas na produção dos tradicionais espumantes Cava. Na maioria das vezes, quando os vinhos Viúra são engarrafados ainda jovens, são exemplares secos e que possuem uma boa capacidade de envelhecimento, como comprovam os melhores rótulos.

As vinhas da Viúra apresentam, naturalmente, altos rendimentos e sem os devidos cuidados e atenção, os frutos ficam muito grandes, com baixa proporção entre a polpa e a casca e os cachos, muito apertados, podem apodrecer. No entanto, quando é controlada pelos produtores, essa uva concentra seus aromas e sabores de uma maneira bem interessante.

Os vinhos produzidos a partir da uva Viúra são exemplares com caráter floras e com bons níveis de acidez. Tais exemplares mostram aromas de flores brancas, amêndoas, maçãs e, às vezes, de especiarias. Quando adquirem uma certa idade, os vinhos Viúra exibem notas mais complexas e agradáveis de baunilha, camomila, caramelo e canela.

Quando utilizada na elaboração de vinhos de corte, as principais uvas que aparecem ao lado da Viúra são a Palomino e a Malvasia. Nos espumantes Cava, o corte mais comum é com as castas Parellada e Xarel-lo. Já na França, a Viúra costuma participar dos rótulos ao da Grenache Gris e Grenache Blanc. Apesar disso, na Espanha encontram-se excelentes varietais Viúra.

O Viña Gravonia Crianza é um vinho branco magnífico e sutil, de outro mundo segundo o El Mundo, que o classificou como o “segundo melhor branco de Rioja” em um painel com mais de 20 notáveis vinhos da região. Elaborado pela Viña Tondonia, uma das mais tradicionais bodegas riojanas, este exemplar recebeu 92 pontos de Stephen Tanzer na safra 2001, destacando a longevidade do exemplar. Ótima opção para acompanhar frutos do mar e bacalhau.