Não há produtos em seu carrinho.

Viosinho

A Viosinho é uma casta branca de alta qualidade proveniente do nordeste de Portugal. O cultivo dessa variedade estabeleceu-se no Douro e em Tras-os-Montes desde o século XIX.

A uva Viosinho não é normalmente produzida em forma de vinho varietal, por ser mais comumente plantadas em fileiras misturadas ao lado de outras variedades brancas. Além disso, a casta é tipicamente usada em vinhos do Porto brancos e, cada vez mais, em corte de vinhos brancos tranquilos do Douro.

A variedade dá origem a vinhos encorpados que adicionam estrutura e acidez a qualquer blend e ainda adiciona também sabores florais e de frutas, como pêssego, cereja ou ameixa. É frequentemente descrita como detentora de sabores de damascos e pêssegos, mas a natureza idiossincrática do vinho português pode dificultar o isolamento destes sabores varietais. Normalmente, são também vinhos bem alcoólicos e capazes de conservar-se em garrafa durante muitos anos.

A Viosinho produz rendimentos baixos e amadurece precocemente, produzindo cachos pequenos que são muito suscetíveis à podridão. Isso torna a variedade difícil de ser produzida e, consequentemente, cultivada apenas em pequenos volumes.

O Vale do Douro tem uma rica história vinícola, principalmente, com o vinho do Porto, produzido com mais de sessenta variedades diferentes de uvas autóctones. A pesquisa pioneira, liderada por Ramos Pinto nas décadas de 1970 e 1980, avaliou quais castas eram de qualidade e recomendou apenas cinco como o melhor para a produção portuária.

Estas incluíram as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinta Cão. Mas hoje, as quintas mais modernas cultivam, além das cinco variedades recomendadas, as que também são consideradas essenciais para produzir os melhores vinhos, como a Viosinho, adicionando a acidez necessária no delicioso Niepoort Dry White, por exemplo. Este vinho exibe um palato levemente doce e interessantes notas oxidativas, combinando os clássicos aromas de nozes com saborosas notas de fruta, em um conjunto muito equilibrado e atrativo.