Não há produtos em seu carrinho.

Vermentino

A Vermentino é uma variedade de uva branca cultivada em diversas regiões ao redor do Mediterrâneo ocidental – noroeste da Itália, sul da França e nas ilhas de Córsega e Sardenha. Trata-se de uma variedade conhecida por diferentes nomes nas regiões onde é cultivada, como casta Pigato na Liguria, Favorita no Piemonte e Rolle em Provence.

Os vinhos Vermentino possuem acidez refrescante e notáveis aromas de pêssego, limão, ervas secas e mineralidade salina. Na região de Liguria, a uva Vermentino é a principal variedade utilizada na elaboração de vinhos brancos em Colli di Luni, dando sempre exemplares frescos e minerais.

Abaixo da costa da Toscana, as vinhas cultivadas em Bolgheri são responsáveis por produzir alguns dos vinhos Vermentino mais ricos da Itália. O clima da região da Toscana, mais quente e ensolarado do que o da Liguria, combinado com modernas técnicas de vinificação são ideais para dar origem a vinhos Vermentino com alta complexidade aromática, comparados até com os exemplares da uva Viognier.

Enquanto na Sardenha, a Vermentino tornou-se a uva-branca-chave na elaboração de grandes vinhos da ilha. A variedade encontra sua própria denominação regional – Vermentino di Sardegna – e é utilizada na elaboração de um dos melhores vinhos da região, o Vermentino di Gallura.

Além disso, nos Estados Unidos alguns produtores deram início a produção de vinhos com a Vermentino, especialmente na Califórnia, mas a variedade não possui ainda a mesma fama das icônicas uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio. No entanto, a popularidade da uva Vermentino vem crescendo na Austrália, onde várias adegas oferecem bons vinhos Vermentino como uma opção mais refrescante em comparação a estas três castas citadas.

A vinícola Argiolas, localizada no sul da Itália, é sem dúvida um dos grandes nomes no mundo do vinho e da produção de Vermentinos de qualidade excelente. Segundo Robert Parker, os vinhos de Argiolas são “referências absolutas que capturam a mágica da Sardegna por preços realmente justos se considerarmos a alta qualidade dos vinhos”. Em especial, os vinhos brancos são generosos e cheios de camadas – verdadeiras descobertas para quem nunca provou um grande vinho elaborado com castas Vermentino e Nuragus.