Não há produtos em seu carrinho.

Verduzzo Friulano

A uva Verduzzo Friulano, ou conhecida apenas como Verduzzo, é uma variedade branca proveniente do nordeste da Itália, utilizada, principalmente, nas denominações de Veneto e Friuli-Venezia Giulia. Trata-se de uma variedade que dá origem a vinhos secos e doces, que agradam aos mais diferentes paladares.

A denominação de origem relativamente jovem de Venezia, inaugurada em 2011, regularizou a uva Verduzzo Friulano como um dos componentes principais na elaboração de vinhos brancos da região, ao lado da casta Glera – conhecida também como Prosecco em outras áreas vinícolas.

Uma particularidade das uvas Verduzzo são os elevados níveis de tanino da variedade. No entanto, os vinhos Verduzzo normalmente não são tão tânicos, mas são visivelmente mais adstringentes do que os demais exemplares brancos, especialmente quando fermentados à secura.

Uma variedade com pele clara, nativa da região de Friuli, no norte da Itália, pode ser encontrada tanto em versões secas quanto em doces. Os vinhos secos produzidos a partir dessa variedade são exemplares ácidos e cítricos, enquanto os mais doces apresentam notável riqueza, em uma mistura de mel, frutas tropicais e amêndoas, envolvidas em uma ótima coloração dourada. Os vinhos mais doces são elaborados a partir de uvas de colheita tardia e também pelo método passito, onde fermentação se inicia após a secagem das uvas.

Fora do território italiano, a uva Verduzzo Friulano é cultivada também nas regiões vinícolas da Austrália, especificamente, em King Valley, embora tais plantações ainda representem um baixo número.