Não há produtos em seu carrinho.

Verdejo

A uva Verdejo é uma variedade branca extremamente aromática, responsável pela elaboração dos vinhos brancos de Rueda, região central da Espanha. A Verdejo é, sem dúvida, a variedade branca mais cultivada na região espanhola, utilizada tanto na elaboração de vinhos varietais quanto em blends, ao lado das uvas Viura e Sauvignon Blanc.

Para alguns especialistas, a Verdejo é uma variedade nativa de Castilla y Léon, comunidade autônoma situada no noroeste da Espanha. Outros historiadores afirmam que essa cepa tenha surgido no sul da Espanha no final do século XI. No entanto, a uva Verdejo perdeu notoriedade durante um tempo e, em 1980, renasceu para o mundo do vinho pelas mãos do produtor Marques de Riscal.

Apesar das inúmeras contradições a respeito da origem dessa variedade, o principal lar da Verdejo, hoje em dia, é Rueda – comunidade de Castilla y León-, onde é cultivada com bastante êxito. A Verdejo é responsável por ocupar grande parte dos vinhedos da região espanhola, além de ser uma das variedades brancas mais cultivadas para a elaboração de vinhos brancos na Espanha.

O clima continental seco, com variações de temperaturas diurnas, e os solos com baixa qualidade, são responsáveis para que a uva Verdejo alcance sua melhor expressão. Além da Espanha, encontram-se pequenas plantações da variedade na Califórnia e na Austrália.

Os vinhos elaborados a partir da Verdejo são encorpados, bastante herbáceos e com acidez equilibrada, alguns exemplares também apresentam boa capacidade de envelhecimento. Além disso, os bons Verdejos são elegantes, frescos, com elevado teor alcoólico e uma boa coloração verde dourada – dependendo do método de vinificação utilizado pelo produtor.

Os vinhos DO (Denominazión de Origene) da região de Rueda devem ter, pelo menos, 50% de uva Verdejo em sua composição, junto da Savignon Blanc ou Viura. Já nos vinhos DO Rueda Verdejo, o percentual sobre para 85% da casta em questão. A Verdejo também faz parte da elaboração de vinhos espumantes da sua região, os chamados Rueda Espumoso.

Um dos grandes nomes da Rioja, a CVNE incrementou sua linha Cune, de muito sucesso entre os espanhóis, com um branco saboroso e aromático, elaborado com uvas da emergente região de Rueda. O Cune Rueda é um Verdejo fresco e fácil de gostar, repleto de notas tropicais combinadas a um cativante toque cítrico e de ervas. Não passa em carvalho, revelando a pura essência da sua casta. Pode ser apreciado sozinho ou na companhia de pratos leves, como saladas e peixes.