Não há produtos em seu carrinho.

Trebbiano / Ugni Blanc

A uva branca Trebbiano, ou Ugni Blanc como é conhecida em algumas regiões do mundo, é uma variedade nativa da Itália, onde dá origem a vinhos brancos de alta qualidade e bastante refrescantes. A Trebbiano se espalhou para o norte da península italiana e em várias partes da Europa, especialmente, na França, tornando-se um dos principais componentes do Cognac e Armagnac.

Apesar de ser uma das variedades mais utilizadas na produção de vinhos brancos na Itália e na França, a uva Trebbiano não possui tanta popularidade quanto outras variedades. A maior parte dos vinhos elaborados com essa casta são blends ou, então, aguardentes.

Na Itália, a uva Trebbiano é utilizada com maior frequência como um componente de mistura, apesar de inúmeras denominações de origem abranger, especificamente, vinhos elaborados a partir dessa casta. A mais famosa DOC é a Trebbiano d’Abruzzo, uma resposta de vinhos brancos aos tintos Montepulciano d’Abruzzo.

Encontra-se com maior facilidade a Trebbiano na região da Toscana, onde é conhecida com o sufixo “Toscano”. Bastante difundida na área, a variedade participa da composição de vinhos tintos famosos e, a partir de 2014, foi autorizada a participar também da elaboração de vinhos ao da uva Carmignano.

Acredita-que a casta tenha chego a França durante o século XIV, onde foi utilizada e conhecida como Ugni Blanc. Sua popularidade diminuiu nos séculos seguintes e, hoje em dia, é raramente encontrada em diferentes regiões vinícolas do país. No entanto, a variedade vem desfrutando de um excelente sucesso, especialmente, em Charentais, na elaboração do Cognac, e em Gasconha, onde é produzido o Armagnac.

A Trebbiano é uma excelente variedade na produção de aguardentes, visto que as uvas necessitam ter um bom índice de acidez e baixo teor de açúcar. Os baixos níveis de açúcar traduzem os baixos níveis de álcool dos vinhos de base, permitindo que o exemplar seja destilado por mais tempo antes que atinjam o teor alcoólico adequado (53-60% em Armagnac e 72% Cognac).