Não há produtos em seu carrinho.

Touriga Franca / Francesa

Touriga Franca é uma uva tinta conhecida tradicionalmente por participar da composição dos famosos vinhos do Porto, bem como de vinhos tintos secos da região do Douro. Apesar da casta Touriga Nacional ser mais cultivada, a Touriga Franca está cada dia mais conquistando seu espaço perante o mundo do vinho.

Trata-se de uma uva extremamente aromática e encorpada, mais leve do que a Touriga Nacional. Suas origens ainda não estão bem estabelecidas, onde a teoria mais provável seria uma mutação ou, até mesmo, um cruzamento entre a Touriga Nacional e uma outra uva desconhecida.

Apesar disso, os rendimentos da Touriga Franca são abundantes, um dos principais fatores que a tornaram um componente importante na elaboração dos vinhos no Douro. Na Califórnia, a variedade é conhecida apenas como Touriga, enquanto na Austrália essa denominação implica em confusão entre a Touriga Nacional.

Vinhos varietais elaborados a partir da uva Touriga Franca são incomuns de encontrar, principalmente, no Novo Mundo e, até mesmo, em áreas vinícolas de Portugal – seu país de origem. Os melhores vinhos Touriga Franca são produzidos em conjunto com outras uvas.

Um dos principais produtores que utilizam a uva Touriga Franca é Niepoort, uma das mais reputadas e tradicionais vinícolas do vinho do Porto, fundada em 1842. Comandada por Dirk Niepoort, um dos mais talentosos enólogos do mundo, Niepoort produz alguns dos melhores Vintages do século XX. Além disso, de acordo com Steven Spurrier da Decanter, “alguns dos mais elegantes e finos vinhos do Porto já produzidos”.

Donos de altíssimas notas, um dos principais destaques da casa é o vinho Niepoort 30 Years Old Tawny, que recebeu nada menos do que 91 pontos da Wine Spectator. Trata-se de um exemplar maturado por 30 anos em barris de carvalho, responsável por o tornar extremamente macio e completo, com um exótico bouquet.