Não há produtos em seu carrinho.

Torrontés

A uva Torrontés tem se tornado rapidamente um sinônimo de bons vinhos brancos na Argentina. Torrontés não significa apenas uma variedade de uva e sim, uma família onde encontram-se as cepas Torrontés Sanjuanino, Torrontés Riojano e Torrontés Mendocino.

Entre elas, a uva Torrontés Riojano é a mais cultivada e, na maior parte das vezes, produz os vinhos de maior qualidade. Os vinhos Torrontés variam no estilo de coloração, luz e frescor, bem como intensos perfumes, que muitas vezes expressam aromas florais e picantes.

Torrontés prospera melhor nas regiões da Argentina com altas altitudes, em particular, na área de Cafayate. Esta região está situada na borda da Cordilheira dos Andes e possui algumas das vinhas mais altas do mundo, chegando a até 3 mil metros de altitude. Além disso, o clima da região é marcado por temperaturas desérticas e secas.

Trata-se de uma variedade com bagos grandes, peles grossas e amadurecimento precoce. O clima mais frio é ideal para a uva Torrontés, ajudando a reter seus níveis de acidez naturais. Essa casta cresceu rapidamente para se tornar um ícone dos vinhos brancos argentinos, além de tornar-se uma das variedades mais cultivadas do país.

A partir de 2012, a Torrontés tornou-se a segunda uva branca mais cultivada da Argentina, atrás apenas da nativa Pedro Ximenez utilizada na elaboração de vinhos de mesa simples, destinados ao consumo do mercado local.

Encontra-se também o cultivo da Torrontés no Chile, em especial, a uva Torrontés Riojano utilizada na produção do Pisco, uma aguardente incolor elaborado na costa oeste da América do Sul. No Uruguai, a variedade é utilizada na elaboração de bons vinhos varietais, enquanto na Califórnia alguns produtores têm experimentado a Torrontés.

Kaiken, um dos maiores nomes do Chile, dá origem a vinhos com diversas castas, todos combinando fruta madura, excelente cremosidade e imbatível relação entre qualidade e preço. Um dos principais destaques da vinícola é o Kaiken Terroir Series Torrontés, um vinho branco seco elaborado 100% com a Torrontés. Trata-se de um vinho profundo e muito elegantes, uma ótima escolha como aperitivo.