Não há produtos em seu carrinho.

Friulano / Tocai Friulano

A uva Tocai Friulano é conhecida tradicionalmente por participar da composição dos vinhos branco de Friuli, região vinícola no nordeste da Itália. Estes vinhos, normalmente, são varietais e apresentam notas cítricas e de amêndoa, bem como um toque de mineralidade impulsionado por frutas.

Acredita-se que a Tocai Friulano tenha sua origem no sudoeste da França, onde é conhecida como Sauvignon Vert e Sauvignonasse. Contudo, a variedade se mudou da sua área de origem para o nordeste italiano, onde tornou-se rapidamente um dos estilos mais clássicos da região.

No início da década de 1990, a uva Tocai Friulano e algumas outras castas se envolveram na disputa entre o nome “Tokay” e suas variantes. Em 1995, o tribunal europeu determinou que tal nomenclatura deveria ser usada apenas para descrever os tradicionais vinhos de Tokaj, do leste da Hungria. 

Embora a determinação da justiça permita que apenas os vinhos húngaros utilizem a denominação Tokay, alguns produtores de vinho em Friuli continuam a rotular seus vinhos com a nomenclatura, mas, com o complemento “Friulano”.

Na vinha, a uva Tocai Friulano amadurece cedo e dá origem a bons rendimentos. Sua pele fina contribui para que a variedade seja suscetível a podridão e mofo, embora muitos produtores a colham cedo, no início da temporada para que este problema seja evitado.

Além disso, a variedade se adapta melhor quando cultivada em regiões com climas secos. Bem como seus vinhos podem apresentar diferentes estilos, enquanto alguns enólogos afirmam que os exemplares se tornam melhores quando envelhecidos em barris de carvalho, outros argumentam que sua passagem por madeira deve ser evitado.

Apesar da região de Friuli ser a principal casa da Tocai Friulano, dando origem a inúmeros vinhos rotulados sob as denominações de origem da área, a variedade também é encontrada no extremo sul de Lombardia, bem como no Chile, onde é conhecida como Sauvignonasse.