Não há produtos em seu carrinho.

Tinta Francisca

A uva Tinta Francisca é uma variedade amplamente utilizada na região portuguesa do Douro, ficando atrás apenas da tradicional casta Touriga Franca – a mais popular da área. Muitas vezes, as duas variedades são confundidas entre si devido à semelhança dos seus nomes e, além disso, a Tinta Francisca é conhecida também como Touriga Francesa.

A Tinta Francisca é permitida para ser utilizada na composição dos fortificados vinho do Porto, mas que, não aparece na “lista” entre as principais variedades. As bagas dessa casta apresentam, naturalmente, altos índices de açúcar natural, carecendo de acidez, taninos e aromas complexos. Por consequência de tais características, a variedade é ideal para ser utilizada, principalmente, como um componente de mistura.

Os poucos vinhos varietais elaborados a partir da uva Tinta Francisca são exemplares com coloração fraca e sem profundidade de sabor, diferente do esperado pelos modernos consumidores de vinho – de particular importância quando o assunto volta-se aos vinhos portugueses como um todo. O estilo dos vinhos elaborados na região do Douro, além dos fortificados, é definido pelos complexos aromas e excelente profundidade.

Alguns estudos sugerem que a uva Tinta Francisca seja um parente distante da tradicional casta Pinot Noir e, portanto, um membro da família Pinot mais ampla, responsável por englobar as uvas Chardonnay, Aligote, Pinot Gris, Pinot Meunier, Pinot Blanc e Gouais Blanc. No entanto, apesar da semelhança entre os cachos e bagos da Pinot Noir e Tinta-Francisca, a teoria ainda não está provada.

Um dos principais vinhos em que a Tinta Francisca participa é o Niepoort 30 Years Old Tawny, do produtor Niepoort – uma das casas mais tradicionais e reputadas do vinho do Porto.

Trata-se de um vinho do Porto maturado durante trinta anos em barris de carvalho, tornando-se um exemplar macio, completo, exótico e com um bouquet extremamente complexo. O Niepoort 30 Years Old Tawny é um vinho do Porto muito prazeroso, servindo como um ótimo vinho de meditação. Além disso, este é um exemplar perfeito para acompanhar charutos.