Não há produtos em seu carrinho.

Tinta Amarela

A Tinta Amarela é uma uva de pele vermelha utilizada na produção dos fortificados vinhos do Porto e de alguns vinhos tintos portugueses. Embora a Tinta Amarela seja o nome oficial da variedade, é popularmente conhecida também como Trincadeira. Trata-se da uma casta amplamente cultivada nas regiões do Dão, Douro e Alentejo.

As vinhas da Tinta Amarela são difíceis de cultivar, onde seus frutos são altamente suscetíveis a podridão e outras doenças encontradas comumente nos vinhedos. Essa variedade é cultivada também na costa atlântica de Portugal, onde suas vinhas recebem os ventos frios e molhados provenientes do oceano assim que o outono chega.

Em regiões com climas mais amenos e suaves, principalmente durante sua estação de crescimento, as videiras da Tinta Amarela não são menos desafiadoras para a colheita. As bagas atingem o ápice qualitativo em um período de tempo curto e, se forem colhidas muito cedo, os rendimentos são baixos e os aromas mais complexos; se o produtor as colhe tardiamente o resultado são frutos cozidos e com falta de acidez.

Por estes motivos, a uva Tinta Amarela está sofrendo um notável declínio em Portugal, onde os viticultores estão optando pelo cultivo de variedades que exijam menos cuidados.

Apesar dos intensos desafios que a Tinta Amarela apresenta nas vinhas, quando é cultivada nas condições ideais e corretas, a variedade oferece bons rendimentos e uvas com grande profundidade de cor e excelente sabor.

Quando jovens, os vinhos elaborados com a Tinta Amarela exibem aromas herbáceos muitas vezes complementados por notas mais escuras, semelhantes com as de chá preto. Quando adquirem um pouco mais de idade, tais exemplares desenvolvem também aromas picantes. A variedade apresenta elevados índices de taninos que melhoram com o decorrer dos anos em garrafa.

No sul de Portugal, principalmente em torno de Lisboa, a uva Tinta Amarela é conhecida como Espadeiro. No entanto, esta não deve ser confundida com a uva Espadeiro cultivada no Minho e no outro lado da fronteira espanhola, na Galícia.