Não há produtos em seu carrinho.

Teroldego

A uva tinta Teroldego é uma variedade amplamente cultivada na região do Trentino Alto-Adige, situada no norte da Itália, e pouco cultivada fora da sua terra natal. Trata-se de uma uva que possui apenas uma denominação de origem para seus vinhos varietais – Teroldego Rotaliano DOC.

Os vinhos elaborados a partir da uva Teroldego apresentam excelente e profunda coloração, bem como características extremamente frutadas, responsável por o tornar um ícone na indústria dos vinhos de Trentino.

Embora o vinho Teroldego apresente notável finesse, é necessário pouco tempo de envelhecimento para tornar-se palatável. Enquanto o exemplar pode ser consumido dentro de três anos após o engarrafamento, é um vinho que pode também envelhecer muito bem por até dez anos.

Quando utilizada na elaboração de vinhos de corte, a uva Teroldego é responsável por adicionar coloração aos exemplares, assim como nas regiões da Toscana e de Veneto, onde é utilizada para esta finalidade.

Apesar de existir alguns vinhedos da Teroldego no Brasil, Califórnia e Austrália, o principal cultivo ocorre no norte da região do Trentino Alto-Adige, entre planícies e montanhas. Nesta região, as uvas no final do amadurecimento nem sempre atingem plena maturidade no clima frio dos Alpes, onde apenas bons produtores conseguem atingir o ápice qualitativo da variedade.

A uva Teroldego é uma casta antiga, cultivada na Itália há muito tempo. Diversas teorias são apontadas para a origem do seu nome, onde a mais provável é que “Teroldego” homenageia uma pequena área dentro da região. Também foi sugerido que o nome da variedade é a forma italiana da expressão “Tirol de Ouro”, com base no status alcançado pelos vinhos europeus entre os séculos XIII e XIX.

Entre os principais produtores da uva Teroldego, destaca-se Cavit, um dos nomes de maior respeito entre o norte da Itália. Um dos principais vinhos da casa é o Norico Rosso, um elegante vinho tinto elaborado a partir de um interessante corte entre as uvas Merlot, Lagrein e Teroldego. Trata-se de um exemplar que combina notas de fruta madura e excelente mineralidade.