Não há produtos em seu carrinho.

Tannat

A Tannat é uma uva tinta nativa do País Basco, que fica entre o extremo norte da Espanha e extremo sudeste da França. Essa variedade de uva é responsável por produzir o tradicional vinho francês Madiran e a maior parte dos vinhos uruguaios, exemplares que conquistam cada vez mais apreciadores ao redor do globo.

Essa variedade de uva tinta é responsável por dar origem a vinhos extremamente tânicos enquanto jovens. No entanto, assim como a Baga, que foi domada pelo português Luís Pato, hoje em dia, muitos produtores têm conseguido “domar” a Tannat, elaborando vinhos que não necessitam mais de um extenso período de amadurecimento para se tornar um bom exemplar.

O Uruguai é, hoje, o maior produtor da uva Tannat no mundo, onde cerca de 1/3 dos seus vinhedos são destinados ao cultivo dessa variedade. Apesar disso, encontra-se o cultivo da Tannat em regiões vinícolas da Argentina, Austrália, Peru, Itália, Bolívia, Brasil e Estados Unidos – em especial, no Texas e na Califórnia.

Os vinhos elaborados a partir da Tannat possuem, normalmente, boa estrutura e excelente capacidade de envelhecimento. Para “amaciar”, alguns Tannat uruguaios são produzidos em blends com a uva Merlot, com resultados que agradam a diversos paladares.

Conhecida também por outros nomes, como Madiran, Moustrou e Bordeleza, a uva Tannat é uma variedade que se adapta com facilidade em regiões com climas quentes e, como o próprio nome indica, é uma casta com altos níveis de tanino.

Cada bago da Tannat possui, em média, 5 sementes, enquanto as demais variedades apresentam entre 2 e 3 sementes cada. Tal característica aliada à espessura da casca faz com que a Tannat seja a uva mais tânica de todas, com alto poder antioxidante, responsável por auxiliar em diversas doenças.

Enquanto alguns produtores da França adotam métodos de vinificação a fim de suavizar o caráter rústico dessa uva, os produtores texanos fazem o contrário, ou seja, utilizam maceração prolongada para destacar, ainda mais, o alto teor tânico da variedade.