Não há produtos em seu carrinho.

Sousão / Sauson

A uva Sousão, ou Sauson, é uma variedade tinta com origens que remontam a área oeste da Península Ibérica. Além destes dois nomes a casta é conhecida também como Vinhão na região portuguesa do Minho. Já no Douro onde a variedade se estabeleceu, é chamada de Sousão.

Trata-se de uma casta com bagos de tamanho médio e casca negro-azulada, com uma impressionante capacidade de pigmentar os vinhos. Além disso, a polpa da uva Sousão é levemente rosada, onde é muitas vezes confundida com uvas tintureiras, isto é, castas com pele escura e polpa vermelha escura.

Os vinhos Sousão exibem tons de violeta e conseguem ser tão escuros e opacos que podem ser quase que impenetráveis a luz. São definitivamente vinhos de caráter único, com taninos leves, bons níveis de acidez, elevado teor alcoólico e textura suave. Os aromas mais associados a estes exemplares são os amadeirados e frutados, além de ser encontrado também notas de passas.

Apesar disso, a uva Sousão pode dar origem a vinhos muito diferentes entre si – dependendo da região onde a mesma é cultivada e vinificada. Na região do Minho, a variedade é responsável pela maior parte da elaboração dos Vinhos Verdes tintos, exemplares rústicos e de elevada acidez.

Já no Douro, a Sousão é utilizada na composição dos tradicionais vinhos do Porto fortificados, adicionando boa coloração e acidez aos exemplares – condições essênciais para que os mesmos apresentem boa capacidade de envelhecimento.

Além disso, a uva Sousão também é utilizada no corte com outras uvas nativas de Portugal, em vinhos tintos de excelente qualidade, elaborados também para envelhecer por muitos anos. As vinhas da Sousão se adaptam melhor em regiões com climas quentes e, fora de Portugal, é possível encontrar o cultivo da variedade em áreas vinícolas da Espanha, Califórnia, África do Sul e Austrália.