Não há produtos em seu carrinho.

Sémillon

A uva Sémillon é uma variedade branca responsável por produzir alguns dos mais respeitados vinhos doces da França, conhecidos como Sauternes. Além disso, a Sémillon produz também um dos melhores vinhos australianos, na região de Hunter Valley.

Entre os dois extremos da França e da Austrália, a uva Sémillon também dá origem a alguns vinhos bastante apreciados por críticos, especialistas e amantes do mundo vinícola. Trata-se de uma variedade de pele grossa e caracterizada pela coloração brilhante dourada que apresenta.

Sua vinha é fácil de ser cultivada, com vigorosos rendimentos e amadurecimento tardio, quando comparada com a casta comumente utilizada ao lado da Sémillon, a Sauvignon Blanc. Quando as uvas são atingidas pela podridão nobre, os bagos assumem coloração mais escura e texturas rugosas, dando origem a vinhos de alta qualidade.

O lar da uva Sémillon é a região de Bordeaux e na década de 60 foi a variedade mais cultivada do que qualquer outra na área. É na costa do Atlântico que a Sémillon demonstra sua maior expressão, com os vinhos Sauternes afetados pela Botrytis cinerea.

As manhãs com névoas seguida de tardes ensolaradas incentivam ainda mais a podridão nobre em Bordeaux, dando origem a vinhos saborosos e com excelente capacidade de guarda, melhor, muitas vezes, do que muitos exemplares colecionáveis ao redor do mundo.

Quando a uva Sémillon é vinificada para a produção de vinhos brancos doces, pode assumir inúmeros sabores, como damasco, pêssego e manga, além de notas secundárias cítricas, de noz e mel. Contudo, a característica marcante desse vinho é a textura de seda, causada pela concentração de açúcar e glicerol.

Algumas vezes, falta a acidez necessária para equilibrar seu peso e a Sémillon é misturada, comumente, com a uva Sauvignon Blanc. A casta Muscadelle também é utilizada a fim de acentuar o sabor frutado da Sémillon nos vinhos brancos de Bordeaux. Alguns vinhos Sémillon são extremamente estruturados e são colocados em barris de carvalho, enquanto outros exemplares são mais frescos e fermentados em barris de aço inoxidável.