Não há produtos em seu carrinho.

Schioppettino

A Schioppettino é uma uva de pele escura, nativa da região de Friuli, nordeste da Itália. O cultivo dessa casta diminuiu drasticamente durante os séculos XIX e XX, no entanto, em 1970 a variedade foi salva da extinção e, atualmente, recupera o prestígio e fama que possuía antes.

A maior parte dos vinhos elaborados a partir da Schioppettino apresenta médio corpo, coloração profunda, complexos aromas e notável picância no paladar. Essa variedade é utilizada com maior frequência na produção de vinhos tintos secos, mas também dá origem a excelentes espumantes – especialidade regional de Friuli.

Os melhores vinhos Schioppettino são elaborados em Orientali Colli del Friuli, ou Colinas do Leste de Friuli, responsável por delimitar a fronteira entre a Eslovênia e Itália. A variedade cresce bem quando cultivada em torno das encostas de Cialla e Prepotto.

Os vinhos Schioppettino da região de Prepotto têm sido rotulados sob a DOC Friuli Colli Orientali Schioppettino di Prepotto. Além disso, a variedade também é utilizada na composição de vinhos de corte, ao lado, especialmente, da uva Refosco.

Presente desde o século XIII na cultura vinícola, a uva Schioppettino permaneceu popular em Friuli até meados de 1800, quando suas vinhas foram atingidas pelo fungo oídio e, em seguida, pela praga filoxera, na década de 1860.

Durante o ano de 1960, encontravam-se menos de 100 vinhas da variedade, espalhadas por toda a área ocidental da região italiana. O renascimento da casta ocorreu em 1970, quando Paolo Rapuzzi fundou a vinícola Ronchi di Cialla e deu início à procura de uvas friulanas nativas.

Fora da Itália, a variedade é quase que desconhecida, com exceção de uma ínfima quantidade cultivada na Califórnia, em Russian River Valley.