Não há produtos em seu carrinho.

Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc, chamada também de Fumé Blanc, é uma variedade de uva branca responsável pela produção de vinhos secos, frescos e prontos para o consumo poucos meses após a colheita. Alguns poucos exemplares podem ser envelhecidos em barris, dando origem a vinhos mais “sérios”.

Trata-se de uma casta bastante elegante e de fácil adaptação, vista que é cultivada em diversos países, isto é, é uma das uvas mais plantadas ao redor do globo. Na Europa, a uva Sauvignon Blanc é amplamente cultivada na França e no norte da Itália.

Além dos tradicionais Bordeaux, os vinhos mais famosos elaborados a partir da Sauvignon Blanc são o Sancerre e o Pouilly-Fumé, ambos produzidos no Vale do Loire. Já em regiões vinícolas do Novo Mundo, essa variedade de uva branca é plantada nos Estados Unidos, Chile, África do Sul e Argentina, enquanto na Nova Zelândia essa casta dá origem a alguns dos melhores e mais exuberantes vinhos Sauvignon Blanc do mundo.

O Chile sempre foi um excelente produtor de vinhos Sauvignon Blanc, com excelente relação entre qualidade e preço. Há os exemplares envelhecidos em barris de carvalho, vinhos frescos e bastante famoso no país, servindo como ótimos aperitivos e harmonizando-se bem com pratos que contenham peixes ou frutos do mar.

Apesar de ser utilizada frequentemente na elaboração de varietais, a uva Sauvignon Blanc origina bons vinhos de corte ao lado da uva Sémillon, especialmente em Bordeaux e nos excelentes vinhos de sobremesa conhecidos como Sauternes.

Essa variedade de uva é extremamente aromática e apresenta maturação precoce e notável acidez, sendo necessário que os produtores controlem os rendimentos das vinhas para que as uvas não apresentem características excessivamente herbáceas.