Não há produtos em seu carrinho.

Samsó

A variedade Samsó, também conhecida como Cariñena ou Carignan, é uma variedade de uva tinta originária da região da costa Mediterrâneo, ainda que possa ser facilmente encontrada em outras áreas vinícolas, especialmente na Itália, França e Espanha.

É uma casta que se adapta em climas essencialmente quentes e secos, o que possibilita que este tipo de uva possa manifestar um grau máximo de carga em taninos, acidez e coloração.

Pouco conhecida pelo nome Samsó (tendo as outras denominações maior fama entre os produtores e apreciadores, como Carignan ou Cariñena) essa variedade teve momentos de grandes prestígio no passado e, ainda que tenha perdido espaço para outras uvas tintas, nos últimos anos tem recuperado seu valor graças aqueles que buscam vinhos essencialmente típicos, que trazem em seus sabores e aromas as características mais intrínsecas de sua região de origem.

Com sua casca firme e tons escuros, a Samsó apresenta amadurecimento tardio e conta com produção elevada. Era considerada uma casta rústica e popular, e por esse motivo não era comum que a utilizassem para produção de vinhos de corte. No entanto, aos poucos esse conceito foi derrubado e cada vez mais essa variedade vem sendo utilizada na elaboração de vinhos de excelente qualidade, seja no Novo ou Velho Mundo.

Versátil, a uva Samsó se adapta ao ambiente onde é plantada e pode variar suas características de acordo com as especificidades do local. Resistente, consegue se manter saudável até mesmo em solos com escassez de água ou outras situações de rigorosidade climática.

Por conta de suas características naturais, a Samsó demanda um certo esforço de seus produtores por conta de sua difícil manutenção, que requer conhecimentos específicos e avançadas técnicas de produção. Além disso, essa variedade é pouco resistente a pragas e seus talos exigem um cuidadoso manuseio (o que exclui a colheita mecânica como uma opção).

Os vinhos resultantes dessa casta apresentam com coloração intensa, fortes taninos e teor alcoólico relativamente alto. Também estão presentes a acidez e certa adstringência, formando um vinho bem estruturado. Nos aromas notam-se frutas vermelhas maduras, ameixas, pimenta e especiarias.