Não há produtos em seu carrinho.

Riesling Itálica

A uva Riesling Itálica é uma variedade relativamente desconhecida e pouco difundida entre todas as castas vitivinícolas. É cultivada em pequenas quantidades no norte da Itália e em alguns países da Europa Central (Eslovênia, República Tcheca, Hungria e, principalmente, na Croácia).

No entanto, foi no Brasil que essa variedade se popularizou, sendo uma das viníferas brancas mais importantes do país. Foi difundida especialmente na região da Serra Gaúcha, através de amostras importadas em 1900 pela Estação Agronômica de Porto Alegre, e teve sua produção em ascensão, chegando a mais de 11 mil toneladas de frutos cultivados em 1990. A partir de então, sua produção vem sofrendo constante declínio, e atualmente oscila entre 4 e 8 mil toneladas ao ano.

A chegada da uva Riesling Itálica no Brasil está relacionada à imigração italiana na região das Serras Gaúchas no final do século XIX. Foi a primeira casta nobre a ser direcionada na produção de vinhos brancos varietais, sendo utilizada em grande escala graças a sua alta produtividade. Apresenta boa fertilidade e capacidade de brotação, representando uma casta bastante indicada para produção em grande escala.

O típico vinho elaborado a partir da Riesling Itálica conta com uma coloração palha e suaves reflexos esverdeados, o que traz a ele visual bastante atrativo. Apresentam aromas e sabores pouco marcantes e intensos, que trazem notas de frutas cítricas, maça e flores brancas. Na boca, revela-se um sabor agradável e delicado, com acidez equilibrada. É um vinho fresco, leve, de teor alcoólico moderado, que não apresenta grande permanência na boca mas encanta com sua sutileza.

Vale ressaltar que a Riesling Itálica também é muito valorizada, aqui no Brasil, na elaboração de deliciosos espumantes, que se destacam pelo seu caráter leve e convidativo, repleto de notas frescas. São extremamente fáceis de gostar e podem ser harmonizados com diversos pratos ou como aperitivo. Uma opção versátil, muito saborosa e com uma ótima relação entre qualidade e preço.