Não há produtos em seu carrinho.

Ribolla Gialla

A uva Ribolla Gialla, ou apenas Ribolla, é uma variedade branca amplamente cultivada na região italiana de Friuli. Trata-se de uma casta que pode ser encontrada também na Eslovênia, onde é conhecida como Rebulla, e na ilha grega de Cephalonia, chamada de Robola.

Os vinhos Ribolla Gialla são comumente caracterizados pela sua notável acidez e notas frutadas de maçã e pêssego, bem como um perfil aromático floral. Em Friuli, a variedade expressas suas qualidades da melhor maneira em Colli Orientali e Rosazzo, utilizada na elaboração de vinhos brancos secos e espumantes, raras vezes.

Na Eslovênia, a uva Ribolla Gialla dá origem a vinhos de corte conhecidos como vino Brisko. Na Grécia, a variedade possui uma própria denominação de origem, a Robola Kephalonia. Já na região de Cephalonia, as videiras são cultivadas em solos compostos por calcário, acrescentando notável caráter mineral nos vinhos.

Acredita-se que a variedade tenha se originado em Cephalonia e chegou em Friuli por volta do século XIII e, anos depois, em Veneza. Após um forte período de declínio da popularidade na região italiana de Fruili, substituída por variedades internacionais mais rentáveis após o avanço da praga filoxera, a uva Ribolla Gialla foi resgatada por pequenos produtores, dando origem a vinhos de alta qualidade e capazes de agradar aos mais diferentes paladares.

Um exemplo é o vinho Ribolla Gialla, do tradicional produtor Conte D’Attimis Maniago, que sempre recebe os prestigiados “due bicchieri” de Gambero Rosso. Trata-se de um vinho branco seco extremamente fresco e aromáticos, servindo como um delicioso aperitivo, além de acompanhar muito bem pratos que contenha peixes mais leves e de água salgada, como a truta e o st. Pierre, e carnes brancas.