Não há produtos em seu carrinho.

Prosecco

A uva branca Prosecco, conhecida também como Glera, é uma variedade cultivada há centenas de anos nas regiões vinícolas Veneto e Friuli, área famosa pela produção dos tradicionais vinhos espumantes que recebem o mesmo nome que a uva.

Os vinhos italianos produzidos a partir da uva Prosecco são, na maior parte das vezes, espumantes ou frisantes. Alguns vinhos tranquilos também são elaborados a partir da variedade, no entanto, nenhum destes exemplares encontram-se perto da escala em que os vinhos espumantes são comercializados ao redor do globo.

A popularidade mundial dos vinhos Prosecco resultou em muitas imitações desse estilo de vinho, uma das principais razões para que as autoridades italianas reivindicassem que, em 2009, o nome “Prosecco” estivesse sob proteção jurídica internacionalmente.

As vinhas da Prosecco são altamente produtivas e amadurecem ao final da temporada. Seus frutos apresentam elevados níveis de acidez e um paladar bastante neutro, características que a tornam ideal para a produção de vinhos espumantes.

Os vinhos Prosecco apresentam, comumente, aromas de pêssego branco, enquanto seu corpo é leve e extremamente pobre em álcool – cerca de 8,5%, mínimo permitido pela legislação na elaboração desse estilo de vinho. Tais características tornam os vinhos Prosecco exemplares refrescantes, ideais para serem consumidos como aperitivos durante dias de calor.

A mudança do nome Prosecco para Glera ocorreu em 2009, quando a denominação de origem Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene foi promovida como DOCG – o status mais alto em relação a qualidade dos vinhos italianos. A partir daí, o nome Prosecco foi reservado exclusivamente para os vinhos elaborados na DOCG.