Não há produtos em seu carrinho.

Procanico

A uva branca Procanico, conhecida também como Trebbiano e Ugni Blanc, é nativa da Itália, onde dá origem a grandes quantidades de vinho branco simples, mas refrescantes. Trata-se de uma variedade que se espalhou para o norte da península italiana e em várias partes da Europa, especialmente na França, onde tornou-se um ingrediente chave para os tradicionais Cognac e Armagnac.

Apesar de ser uma das variedades mais utilizadas nos principais países vinícolas do mundo – França e Itália –, a uva Procanico está longe de ser famosa. A razão é que a variedade carece de prestígio e quase nunca aparece nos rótulos dos exemplares.

Na Itália a Procanico é autorizada a participar em cerca de 85% dos vinhos do país, mas apenas em três vinhos rotulados como DOCG. Sua utilização é mais comum como um componente de mistura, embora inúmeras denominações a utilizam na elaboração de vinhos varietais.

Além disso, a variedade é comum na região da Umbria, onde é conhecida como uva Procanico e desempenha um papel importante nos vinhos de Orvieto. Já na região vizinha, no Lazio, a variedade é a única a ser utilizada nos vinhos DOCG, especificamente nos Frascati Superiore e nos Cannellino di Frascati, em ambos a Procanico aparece ao lado da Malvasia Bianco.

Fora da Itália, a resistência a doenças da Procanico é fundamental para o sucesso que possui na região da Charentais, onde representa 95% de toda a produção de Cognac. As variedades propensão a podridão não são uteis na região francesa, visto que o clima úmido e frio aumenta essa possibilidade.

Além de ser cultivada na França e na Itália, a uva Procanico é plantada em pequenas proporções em Portugal e em alguns países do Novo Mundo, especialmente, na América do Sul, na Argentina e no Uruguai; e na Austrália, onde foi levada por imigrantes italianos.

O vinho branco seco Orvieto apresenta o mesmo estilo cativante e fácil de gostar do que os demais vinhos do produtor Piccini. Trata-se de um vinho leve e aromático, elaborado a partir das uvas Grechetto (80%) e Procanico (5%) e ideal para servir como aperitivo ou então acompanhando spaghetti ao vongole e mariscos.