Não há produtos em seu carrinho.

Primitivo / Zinfandel

A Primitivo é uma uva tinta conhecida pela elaboração de vinhos tânicos, ricos em álcool e de sabor intenso, bem como de coloração profunda e densa. Essa variedade pode dar origem a vinhos de diferentes estilos, desde vinhos brancos e rosés até exemplares tintos e fortificados.

Apesar disso, o estilo mais tradicional dos vinhos Primitivo são os tintos encorpados, de profunda coloração e com aromas de frutas silvestres e notas apimentadas. Além disso, outro estilo que merece destaque são os vinhos rosados, conhecido como White Zinfandel ou Blush nos Estados Unidos.

A uva Primitivo passou por altos e baixos, até se estabilizar como uma das uvas ícones da Itália. No início dos anos 90 a variedade caiu em esquecimento e ficou por um bom tempo assim. Mas foi também nessa época que se comprovou por meio de testes de DNA que a uva Primitivo e a Zinfandel, na verdade, são a mesma variedade. Trata-se de uma casta bastante importante em regiões vinícolas do sul da Itália e em áreas norte-americanas.

O sucesso inicial da uva Primitivo ocorreu, principalmente, nos Estados Unidos graças as suas vinhas que apresentavam alta produtividade. Tanto no sul da Itália como nos estados norte-americanos a Primitivo é responsável por dar origem a vinhos de alta qualidade, alguns até excelentes, no entanto, a variação qualitativa muda de acordo com o produtor.

O nome Primitivo pode ser traduzido como "precoce" (há uma ligação óbvia aqui com Tempranillo, que significa a mesma coisa em espanhol), e refere-se ao início de amadurecimento natural da variedade. Embora muitos possam ainda pensar que a uva tem esse nome por ser, de certa forma "primitiva" - talvez um pouco menos refinada do que outras variedades-, o caráter mais selvagem de muitos dos seus vinhos faz desse engano quase uma constatação – na região da Puglia os vinhos feitos com esta uva são conhecidos como Mirr Test ("vinho duro").

A inovadora vinícola Masseria Trajone, por sua vez, consegue “domar” essa natureza da Primitivo sem ofuscar o que ela naturalmente tem de melhor, dando origem a vinhos modernos e ricos, com excepcional relação entre qualidade e preço. Os deliciosos e intensos vinhos da Puglia, especialmente, os elaborados com a uva Primitivo, são todos os grandes destaques da vinícola, assim como os vinhos tintos elaborados na Sicília e Lazio.