Não há produtos em seu carrinho.

Pinotage

A Pinotage é uma variedade sul-africana cultivada, quase que exclusivamente, no seu país de origem. Essa uva dá origem a vinhos com diferentes estilos, desde vinhos de mesa até vinhos de alta qualidade, concentrados e com sabores de frutas pretas e vermelhas, bem como notas de especiarias e couro.

A variedade é proveniente de um cruzamento entre as uvas Pinot Noir e Cinsault, criada pelo cientista Abraham Perold, em 1925. Anos mais tarde, as vinhas da Pinotage foram encontradas por um pesquisador e suas primeiras plantações comerciais ocorreram em 1943. Além disso seu nome faz referência a junção da Pinot Noir e Cinsault, conhecida como Hermitage na época.

A uva Pinotage é resistente e bastante produtiva, no entanto é uma variedade suscetível a doenças encontradas comumente nos vinhedos. Além disso, a Pinotage é “exigente” em relação ao terroir de onde é cultivada e aos processos de vinificação utilizados.

Os melhores vinhos Pinotage são provenientes de “vinhas bush” (vinhas em forma de cálice), uma técnica de cultivo comum na França – lar da uva Cinsault. A uva Pinotage se adapta em áreas com alta incidência solar, mas elevadas temperaturas durante o período final de crescimento causam às uvas aromas desagradáveis que lembram acetona.

Quando elaborado por bons produtores, os Pinotage apresentam grande estilo e são exemplares fáceis de beber. Além disso, são vinhos concentrados, densos e que possuem boa capacidade de envelhecimento. Em alguns blends, a Pinotage é misturada com uvas Cabernet Sauvignon e Sirah/Shiraz, em especial, na região de Stellenbosch – primeiro local onde foi propagada.

Um bom exemplo de ótimo produtor é Robertson Winery, com o seu Pinotage 2012. John Platter, o mais respeitado crítico sul-africano, considera este saboroso tinto como um dos Pinotage de melhor relação entre qualidade e preço do país. Platter o descreve como "maravilhoso", com marcantes aromas de frutas maduras e um estilo "elegante e bem-comportado", merecendo 4 estrelas do crítico.

Fora do território sul-africano, a uva Pinotage é cultivada com pouco sucesso. Apenas ínfimas quantidades são plantadas na Califórnia, em Israel e na Nova Zelândia, principalmente, em Auckland e Hawke’s Bay.