Não há produtos em seu carrinho.

Pinot Blanc / Pinot Bianco

A Pinot Blanc é uma uva branca bastante versátil, utilizada na produção de exemplares com estilos diferentes, desde bons espumantes até vinhos de sobremesa. Apesar de não ser uma das principais variedades da família Pinot, a Pinot Blanc provou seu valor em várias regiões vinícolas, incluindo em Alsace, Alto Adige, Áustria e Alemanha.

Trata-se de uma variedade que é frequentemente considerada como uma parceira da uva Chardonnay. Os vinhos elaborados a partir da Chardonnay apresentam um estilo encorpado e boa acidez, respondendo bem à maturação em barris de carvalho, onde a Pinot Blanc adiciona características marcantes aos exemplares.

Os vinhos Pinot Blanc da Alsácia são caracterizados pelos aromas de amêndoas e um toque de especiarias, já na boca eles demonstram sabores de maçã. Além disso, estes exemplares podem apresentar também algumas características minerais leves, porém, silenciadas pelo uso de carvalho. Os tradicionais vinhos espumantes Crémant d’Alsace, por outro lado, tendem a ser mais nítidos, exibindo muitas vezes uma variedade de sabores de noz.

De acordo com as leis de denominação da Alsácia, os vinhos rotulados como Pinot Blanc podem apresentar uma parcela “não revelada” da uva Auxerrois – variedade semelhante a Pinot Blanc com níveis de acidez um pouco mais baixos.

Na região da Borgonha, onde pensa-se que a Pinot Blanc é nativa, a variedade ainda é permitida a ser cultivada em muitos vinhedos Grand Cru. A variedade é também uma das poucas vistas e permitidas na mistura dos prestigiados Champagne.

Fora da França, a uva Pinot Blanc é amplamente cultivada no noroeste da Itália, onde é conhecida como Pinot Bianco. No país, ela produz vinhos com estilos mais leves, mais nítidos e raramente sofre qualquer intervenção do carvalho. Além disso, a variedade também é misturada com outras uvas. A Pinot Blanc também é utilizada na produção de vinhos espumantes na Itália, principalmente, na região de Franciacorta – resposta italiana a Champagne.