Não há produtos em seu carrinho.

Picolit

A uva branca Picolit é uma variedade italiana utilizada com elevada frequência na elaboração de bons vinhos de colheita tardia e vinhos doces na denominação de origem Friuli-Venezia Giulia. Trata-se de uma casta com longa história e, durante séculos, foi utilizada na produção de vinhos que serviam ao clero e a nobreza do norte da Itália.

A principal área de cultivo da uva Picolit encontra-se nas colinas do leste da denominação de origem Friuli Picolit e é uma das variedades preferidas dos produtores da região italiana. Acredita-se que a casta tenha sido originada em Rosazzo, região ao sul onde a Picolit é cultivada nos dias de hoje.

Na região italiana de Friuli, os vinhos Picolit eram elaborados a partir de uvas semi-secas e a variedade já foi responsável por produzir alguns dos melhores e mais caros vinhos de toda a Europa. Atualmente, os vinhos elaborados a partir dessa variedade são produzidos, comumente, com uvas de colheita tardia, bem como os tradicionais vinhos a partir de uvas semi-secas.

As vinhas da Picolit são difíceis de cultivar, onde apenas bons produtores conseguem atingir o ápice qualitativo. Seus rendimentos são baixos e é uma variedade extremamente delicada, tanto as uvas quanto seus vinhos.

Graças a modernização das técnicas de vinificação, a uva Picolit pode ser misturada em até 15% com outras uvas permitidas de acordo com a legislação, como a Verduzzo, por exemplo. Em relação aos vinhos Picolit, os mesmos exibem aromas delicados e frutados, capaz de agradar aos mais diferentes paladares.

O Picolit, um excepcional vinho branco doce elaborado pelo produtor Conte D’Attimis Maniago, é um dos mais raros e disputados vinhos de sobremesa de toda a Itália, considerado incrivelmente longevo. Trata-se de um vinho majestoso, elaborado a partir de uvas de um fantástico vinhedo de apenas um hectare fantástico. O vinho Picolit harmoniza-se bem como queijos de sabor acentuado e, principalmente, sobremesas.