Não há produtos em seu carrinho.

Petite Sirah

A uva Petite Sirah é uma variedade tinta conhecida por este nome, principalmente, nas regiões vinícolas da América do Norte e do Sul. Nos demais países, essa casta é chamada de Durif – em homenagem ao seu descobridor, Dr. Francois Durif.

O nome “Petite” faz referência às pequenas bagas da variedade, que apresentam coloração profunda e intensa – uma das principais características da Petite Sirah. Durante sua história, essa variedade foi muitas vezes utilizada como um componente de mistura em menor quantidade nos exemplares, a fim de adicionar cor e estrutura aos vinhos mais fracos.

Enquanto seus bagos são pequenos, as folhas da Petite Sirah são grandes e suas vinhas são extremamente vigorosas – o que a torna uma variedade famosa entre os produtores. A Petite Sirah é resultado entre o cruzamento da uva Syrah com uma casta nativa do Vale do Rhône, a Peloursin. 

A origem da uva Petite Sirah é francesa, mas raramente é cultivada no país. Trata-se de uma variedade que consegue expressar melhor suas características em regiões com climas mais secos, como na Califórnia, em Israel, no Brasil, no México e na Austrália, onde é utilizada na produção de vinhos tintos espumantes. Em áreas quentes, como em Rutherglen, os níveis de álcool da Petite Sirah sobem notavelmente.

Os elevados níveis de taninos e acidez presentes na uva Petite Sirah tornam seus vinhos excelentes candidatos para o envelhecimento. Os sabores encontrados nestes exemplares são os de amora, pimenta preta e chocolate. Além disso, muitos outros sabores podem ser associados a estes vinhos, como o de alcaçuz, mirtilo e herbáceo.

Os vinhos Petite Sirah costumam ser escuros, com bons taninos, bem encorpados e com um grande potencial de envelhecimento, com capacidade para se desenvolver por mais de dez anos. Alguns especialistas consideram que os varietais elaborados a partir da Petite Sirah apresentam um final mais longo no palato.

Nenhum resultado encontrado.