Não há produtos em seu carrinho.

Pedro Ximénez

Pedro Ximenez é uma uva branca conhecida tradicionalmente por participar da composição dos famosos vinhos doces de Jerez, na Espanha. Devido à baixa acidez da uva Pedro Ximenez demonstra todas suas singularidades na mistura dos vinhos Sherry, ou então, como um vinho fortificado conhecido como PX.

Trata-se de uma variedade amplamente cultivada na região de Andaluzia, especialmente, em Montilla-Morilles. Bem como em menores quantidades nas demais regiões vinícolas do sul da Espanha, como nas Ilhas Canárias, Valencia e Extremadura.

Apesar de ser tradicionalmente associada com Jerez, a uva Pedro Ximenez expressa melhor suas características em Montilla-Morilles, onde cerca de 70% da área destinada a vinhedos é ocupada pela variedade, ao passo que em Jerez essa área chega a apenas 5%.

Os vinhos PX, onde a variedade demonstra sua melhor expressão, não são restringidos apenas na Espanha, podendo ser produzidos em diferentes regiões ao redor do mundo. O método para a produção do tradicional vinho consiste em deixar as uvas secarem ao sol, a fim de concentrarem melhor seus sabores.

A partir daí o líquido pode ser extraído facilmente e então é parcialmente fermentado, onde o fermento é preso pela adição de uma aguardente vínica neutra. Os vinhos PX são marcados pelo sabor doce e aromas de caramelo, chocolate, figo e frutas secas.

Nas regiões vinícolas de Portugal, em especial, no Alentejo, a uva Pedro Ximenez é conhecida como Perrum, onde é usada principalmente na composição de vinhos brancos, adicionando notável corpo e excelentes aromas e sabores.

La Ina, um dos maiores nomes entre os produtores de Jerez, dá origem a vinhos conhecidos pela excelente tipicidade e elegância. Entre os principais destaques da casa encontra-se o vinho Jerez Pedro Ximenez Viña 25, uma das melhores surpresas entre os vinhos de sobremesa. Trata-se de um exemplar elaborado a partir da uva Pedro Ximenez, demonstrando grande complexidade e incrível versatilidade.