Não há produtos em seu carrinho.

Pecorino

A uva branca Pecorino é uma variedade utilizada, principalmente, nas regiões costeiras do leste da Itália – em Marche e Abruzzo. Os vinhos elaborados a partir da uva Pecorino são secos e minerais, com coloração amarelo-palha e um elegante bouquet floral de acácia e jasmim.

Trata-se de uma variedade com longa história no mundo do vinho, cultivada na região de Marche durante centenas de anos. No entanto, seus baixos rendimentos tem contribuído para que seja substituída por outras cepas, como a Trebbiano, por exemplo.

Durante o século XX, a uva Pecorino estava quase extinta quando, na década de 1980, um produtor local deu início a pesquisas para “restaurar” algumas vinhas esquecidas na região. Desde então, as plantações da variedade têm crescido notavelmente, principalmente na Umbria, Toscana, Abruzzo e Marche.

A Pecorino é responsável por adicionar notável acidez nos exemplares, além de um elevado teor de açúcar, duas características que a tornam popular entre os produtores e enólogos. O açúcar natural da variedade se traduz, razoavelmente, em álcool, contudo, a acidez ajuda a equilibrar estes pontos, dando origem a vinhos nítidos e frescos.

Além disso, a uva Pecorino se adapta melhor quando cultivada em regiões com elevadas altitudes, onde existe boa incidência solar nas vinhas, bem como ventos que ajudam a resfria-las.

A denominação de origem Offida é a D.O.C. chave da uva Pecorino, bem como é a única denominação onde é permitido a elaboração de vinhos varietais a partir da casta. No entanto, vários vinhos Percorino têm sido produzidos e rotulados sob denominações regionais (I.G.T.s) em Marche e Abruzzo.

A uva Pecorino também é permitida na composição dos tradicionais vinhos Falerio dei Colli Ascolani, localizada na região vinícola de Marcha, ao lado das castas Trebbiano e Passerina.