Não há produtos em seu carrinho.

Nerello Mascalese

Nerello Mascalese é uma variedade de uva tinta, cultivada com maior frequência nas encostas vulcânicas do Monte Etna, na região da Sicília. Os vinhos tintos elaborados a partir da Nerello Mascalese vêm ganhando ampla notoriedade na última década, caracterizados como exemplares frescos, frutados, com sabores herbáceos e excelente mineralidade, com perfume que, muitas vezes, remetem aos nobres vinhos Barolo.

Os solos vulcânicos na província de Etna combinados com a altitude de até 1.000 metros, encontrado  entre alguns dos vinhedos mais altos da Europa, ajudam a produzir vinhos Nerello Mascalese de caráter intenso e excelente complexidade, sem o peso excessivo que muitas vezes caracteriza os vinhos tintos da Sicília.

A uva Nerello Mascalese é uma variedade que apresenta amadurecimento tardio, a fim de que os frutos concentrem melhor seus aromas e sabores, refletidos nos vinhos de alta qualidade. Além de ser cultivada em Etna, as videiras dessa uva dominam a plantação na denominação de origem Faro, em torno da cidade de Messina.

Fora destas duas áreas, a uva Nerello Mascalese é utilizada na elaboração de vinhos de corte sob o rótulo Sicília IGT, muitas vezes, ao lado da tradicional variedade da ilha – a uva Nero d’Ávola. Tais vinhos são elaborados com maior frequência na versão tinta, mas encontram-se também bons rosados, conhecidos como Rosato.

Do outro lado do Estreito de Messina, região da Calábria, as denominações de origem Lamezia Sant’Anna di Isola Capo Rizzuto e Savuto permitem a utilização da Nerello Mascalese na composição de vinhos de corte.