Não há produtos em seu carrinho.

Nerello Cappuccio

Nerello Cappuccio é uma variedade da região da Sicília, na Itália, com uva de pele escura e mais famosa por ser utilizada nos vinhos tintos do Etna e Faro. É raramente encontrada em um vinho varietal, e geralmente entra em conjunto com sua casta prima, a Nerello Mascalese, que é mais numerosa nas plantações e considerada de qualidade mais elevada. Por si só, a uva Nerello Cappuccio dá origem a um vinho suave e ricamente colorido, com alguns sabores de cereja.

A variedade prospera nos solos vulcânicos do Etna, particularmente em regiões com maior altitude. A combinação do solo e do clima resulta na elegância e na estrutura que se fazem presentes nos vinhos. A Nerello Cappuccio amadurece um pouco mais cedo do que a uva Nerello Mascalese, e os botões abrem razoavelmente cedo. Com uma acidez que vai de média a superior e a abundância de taninos, caracteriza-se por ser uma boa escolha para vinificação.

Também chamada de Niureddu e Negrello, a variedade pode ser encontrada em algumas DOCs da região da Calabria: Lamezia, Sant'Anna di Isola Capo Rizzuto e Savuto.

A uva Nerello Cappuccio empresta sua cor e perfume aos vinhos de corte do Etna, bem como suavizam algumas características da Nerello Mascalese. Estes vinhos têm, frequentemente, um perfume sugestivo, às vezes comparado aos dos vinhos nobres de Barolo e de Borgonha.

Existem alguns exemplos varietais da Nerello Cappuccio produzidos na Sicília, mas a reputação de longa data da uva como uma variedade própria para mistura só começou a aparecer nas últimas duas décadas. Estes são rotulados principalmente sob o título Sicilia IGT, como são os rosato, por exemplo.

Os vinhos elaborados a partir da Nerello apresentam uma coloração vermelha rubi brilhante, com tons arroxeados, unidos com um cheiro forte, tentador e frutado. As misturas do perfume dão lugar a um sabor completo e agradável que, com as suas sensações tânicas acentuadas, mas nunca excessivas, culminam em uma maravilhosa persistência aromática.

Entre as principais harmonizações, destacam-se o bife de lombo com manteiga de alho, a pizza Margherita e o lombo de atum.