Não há produtos em seu carrinho.

Muscat Blanc à Petits Grains ou Moscato Bianco

A uva Muscat Blanc à Petits Grains, ou apenas Moscato Bianco como é conhecida na Itália, é uma das variedades mais antigas da família Muscat. Trata-se de uma casta nomeada de acordo com seus pequenos frutos e sementes, como uma mutação da uva de pele vermelha Muscat à Petit Grains Rouges.

A Muscat Blanc é uma variedade amplamente cultivada em países da Europa e do Novo Mundo, o que lhe confere uma extensa lista de sinônimos. Esta uva pode dar origem a diferentes estilos de vinhos. Os vinhos secos varietais apresentam uma enorme variedade de frutas cítricas, florais e aromas de especiarias, com um paladar seco e cheio. Os espumantes são mais doces, enquanto os vinhos de sobremesa são produzidos como vinhos doces naturais.

Trata-se de uma uva cultivada em toda a Itália, tornando-se uma parte significativa da produção de vinho branco no país. Os mais famosos são os espumantes Asti e os frisantes Moscato d’Asti, onde amplos volumes são exportados anualmente. O Moscato é um vinho doce, com baixo nível de álcool e fresco, tornando-se uma boa escolha para ser degustado antes ou depois de um jantar, por exemplo.

Na França, a uva Muscat Blanc à Petit Grains encontra-se entre as variedades brancas mais cultivadas em todo o país. As plantações da Muscat Blanc predominam na região sul, onde é famosa nos vinhedos em Beaumes-de-Venise, Frontignan e Rivesaltes. Apesar de ser bastante cultivada na Alsácia, atualmente os vinhos da região são produzidos com a uva Muscat Ottonel.

Já na Austrália a variedade é conhecida por diferentes nomes, incluindo Brown Muscat, Rutherglen Muscat e Frontignan. O nome Rutherglen Muscat é o nome de uma região no nordeste de Victoria Hills, estabelecida a muito tempo como uma região especialista em Muscat, lar de alguns dos melhores vinhos fortificados e doces Muscat de todo o mundo.

Além de produzir vinhos doces na França e na Itália, a uva Muscat Blanc à Petits Grains também dá origem a bons vinhos na Alemanha, Áustria, Grécia e Espanha.