Não há produtos em seu carrinho.

Moschofílero

Moschofilero é uma variedade de uva branca cultivada, especialmente, no Peloponeso. Na região grega, essa uva é um dos componentes do vinho Mantinia, responsável por adicionar excelente frescor aos vinhos, ao lado das uvas Traminer e Muscat.

As vinhas da Moschofilero são produtivas e de alto rendimento, contudo, são sensíveis a temperaturas mais frias. Além disso, a chuva revelou ser um problema para o bom cultivo da variedade e as elevadas altitudes em torno de Tripoli contribuem para o amadurecimento tardio da Moschofilero, uma vez que a casta luta para atingir bons níveis de açúcar antes da colheita.

Em vista disso, o terroir da região dá origem a alguns vinhos bastante interessantes. A fria estação, com variações de temperatura diurna pode, em boas safras, produzir vinhos extremamente aromáticos, com altos níveis de acidez e baixo teor alcoólico. Já em regiões com altitudes mais baixas, a uva Moschofilero é utilizada na elaboração de bons vinhos espumantes.

Os vinhos elaborados e rotulados sob a denominação de origem Mantinia (PDO – selo de denominação europeu) são obrigados a conter, no mínimo, 85% da uva Moschofilero, embora a maior parte seja utilizada na elaboração de vinhos varietais.

Já sob as denominações regionais (IGP) que cobrem a região, a uva Moschofilero é utilizada na composição dos vinhos ao lado das castas Asproudes, Roditis e Savatiano, geralmente, adicionando maior frescor e acidez aos exemplares.

Nenhum resultado encontrado.