Não há produtos em seu carrinho.

Moscatel / Moscato

A uva Moscato é conhecida também como Muscat em países da língua inglesa ou Moscatel na Espanha e Portugal. Trata-se de uma das castas mais antigas e cultivadas em todo o mundo.

Sua origem remete as regiões do oriente médio, onde era utilizada desde muito tempo na elaboração de vinhos na Grécia Antiga. Não existe uma única uva Moscato mas sim, um grande número de variantes, cada qual com suas próprias distinções e características da região onde é cultivada.

A uva Muscat Blanc, em regiões italianas, ou Moscato Bianco é a variedade mais antiga e valorizada de toda a família. A variedade é cultivada em países do Velho e do Novo Mundo, produzindo vinhos dos mais diferentes estilos. Os melhores exemplares Muscat Blanc são o Muscat de Lunel, Muscat de Beaumes de Venise, Clairette de Die e os sul-africanos Vin de Constance.

Outra uva importante na família Moscato é a Muscat de Alexandria, a segunda variedade mais antiga entre todas, que dá origem a vinhos brancos reluzentes e frutados. A casta Muscat Ottonel apresenta coloração pálida e amadurecimento prematuro, enquanto a uva tinta Muscat Hamburg é amplamente utilizada na produção de vinhos de mesa. A Moscato Rosa e Moscato Giallo, com origem no norte da Itália, são responsáveis pela elaboração de vinhos secos e doces.

O aroma encontrado nas uvas Moscato e sua ampla versatilidade a tornaram uma opção ideal para inúmeros enólogos e produtores. Os vinhos produzidos com essa variedade podem apresentar o estilo seco, doce, espumante ou serem elaborados também como vinhos de mesa ou sobremesa. Apesar disso, as uvas da família Moscato não possuem alta acidez, o que as tornam inadequadas para o envelhecimento por um longo período de tempo.

As uvas Moscato atingem seu ápice qualitativo em áreas com temperaturas quentes, isto é, regiões com o clima tipicamente mediterrâneo – verões quentes e secos. As melhores variedades são cultivadas na Itália, Espanha, Austrália e França, contudo, são em regiões italianas que recebem maior destaque, como o vinho Moscato d’Asti, elaborado a partir da Moscato Bianco.