Não há produtos em seu carrinho.

Moscatel / Moscato

A uva Moscato é conhecida também como Muscat em países da língua inglesa ou Moscatel na Espanha e Portugal. Trata-se de uma das castas mais antigas e cultivadas em todo o mundo.

Sua origem remete as regiões do oriente médio, onde era utilizada desde muito tempo atrás na elaboração de vinhos na Grécia Antiga. Não existe uma única uva Moscato e sim, um grande número de variantes, cada qual com suas próprias distinções e características da região onde é cultivada.

A uva Muscat Blanc, em regiões italianas, ou Moscato Bianco é a variedade mais antiga e valorizada de toda a família. A variedade é cultivada em países do Velho e do Novo Mundo, produzindo vinhos dos mais diferentes estilos. Os melhores exemplares Muscat Blanc são o Muscat de Lunel, Muscat de Beaumes de Venise, Clairette de Die e os sul-africanos Vin de Constance.

Outra uva importante na família Moscato é a Muscat of Alexandria, ou Muscat de Alexandria, a segunda variedade mais antiga entre todas, dando origem a vinhos brancos reluzentes e frutados. A casta Muscat Ottonel apresenta coloração pálida e amadurecimento prematuro, enquanto a uva tinta Muscat Hamburg é amplamente utilizada na produção de vinhos de mesa. A Moscato Rosa e Moscato Giallo, com origem no norte da Itália, são responsáveis pela elaboração de vinhos secos e doces.

O aroma encontrado nas uvas Moscato e sua ampla versatilidade a tornaram uma opção ideal para inúmeros enólogos e produtores. Os vinhos produzidos com essa variedade podem apresentar o estilo seco, doce, espumante ou serem elaborados também como vinhos de mesa ou sobremesa. Apesar disso, as uvas da família Moscato não possuem alta acidez, o que as tornam inadequadas para o envelhecimento por um longo período de tempo.

As uvas Moscato atingem seu ápice qualitativo em áreas com temperaturas quentes, isto é, regiões com o clima tipicamente mediterrâneo – verões quentes e secos. As melhores variedades são cultivadas na Itália, Espanha, Austrália e França, contudo, são em regiões italianas que recebem maior destaque, como o vinho Moscato d’Asti, elaborado a partir da Moscato Bianco.