Não há produtos em seu carrinho.

Montepulciano

A uva tinta Montepulciano é uma variedade amplamente cultivada na Itália, em especial, nas regiões de Abruzzo, Marche e de Molise. Trata-se de uma casta apreciada por seus sabores suaves e forte coloração, bem como taninos macios.

O sulco das uvas Montepulciano possui coloração escura e densa, tornando-se uma variedade utilizada em proporções variáveis sob inúmeras denominações de origem (DOC e DOCG) italianas. Embora seja utilizada como varietal, a uva Montepulciano aparece constantemente ao lado da cepa Sangiovese.

Tempos atrás, a uva Montepulciano foi a segunda variedade tinta mais cultivada no seu país de origem, atrás apenas da tradicional Sangiovese e na frente da Barbera. A popularidade da Montepulciano cresceu rapidamente entre os produtores, graças aos elevados rendimentos de suas vinhas.

Os melhores vinhos Montepulciano são produzidos na costa leste da Itália, em especial, na região de Abruzzo. Na área, as vinhas são cultivadas nas baixas colinas e nas planícies ao redor do mar Adriático, rotulados sob a denominação Montepulciano d’Abruzzo.

Outros vinhos importantes elaborados a partir da uva Montepulciano são o Rosso Piceno e Rosso Conero, ambos da região italiana de Marche. São vinhos de excelente qualidade, mas menos conhecidos do que os rotulados como Montepulciano d’Abruzzo.

Enquanto outras variedades internacionais, como as uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Pinot, são bastante versáteis, dando origem a diferentes estilos de vinhos, a casta Montepulciano é utilizada, principalmente, na elaboração de vinhos tintos secos, consumidos melhor enquanto ainda jovens.

Além de ser amplamente cultivada em regiões da Itália, a uva Montepulciano também é plantada na Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália.