Não há produtos em seu carrinho.

Molinara

A Molinara é uma variedade de uva tinta nativa da Itália, que recebe esse nome por ter seus bagos envoltos com uma gentil camada branca, com uma aparência que remete que foram salpicados por uma farinha branca, assim como um indivíduo que acabou de sair de um moinho. Ou seja, o nome “molinara” significa “moleiro” ou “moinho”.

Acredita-que a uva Molinara tenho origem em Verona, especificamente na região do Veneto, bem como grande parte do seu cultivo ainda acontece nas áreas do norte da Itália. Até mesmo no interior do país, mas principalmente fora dele, a Molinara é conhecida por outros nomes, como Brepon Molinario, Vespone, Salata, Rossanella, Mullinari, Rossara, entre outros.

A uva Molinara, de coloração roxa azulada, é conhecida pela excelência e qualidade com que elabora dos vinhos de corte em Bardolino e Valpolicella, adicionando maior frescor e acidez às bebidas de rótulos locais. Quando utilizada em vinhos de corte com a casta Merlot, por exemplo, a uva Molinara é capaz de produzir vinhos rosés suaves e frescor.

Seus bagos apresentam tamanho médio, enquanto seus cachos possuem formato de pirâmides alongadas. A Molinara é conhecida principalmente por seu caráter mineral, frutado e floral, responsável por dar origem a vinhos com pouco corpo e extremamente aromático, dotados de leves tons de pimenta preta, amora, tabaco e cereja.

O Valpolicella Cru Poiega, do produtor Roberto Mazzi, é um vinho tinto repleto de nuances e, acima de tudo, delicioso. Elaborado a partir das uvas Corvina (75%), Rondinella (20%) e Molinara (5%), o vinho tinto encorpado é envelhecido em barricas de carvalho por durante 18 meses, concentrando melhor seus aromas e sabores. Trata-se de uma excelente opção para acompanhar pratos que contenham massas leves e, até mesmo, pizzas. Na safra de 2007, o Valpolicella Cru Poiega recebeu 90 pontos do crítico Robert Parker.