Não há produtos em seu carrinho.

Merlot

A uva Merlot, assim como a Cabernet Sauvignon, é uma variedade tinta importante na região francesa de Bordeaux, onde participa da composição dos vinhos de Médoc e é quase que a variedade absoluta cultivada em Saint-Émillon e Pomerol.

O tamanho superior dos bagos da Merlot, quando comparado com as demais variedades, é responsável por dar origem a uvas com taninos médios e, apesar da textura lisa, flexível e de caráter suave, a Merlot possui coloração vermelho vivo.

Os vinhos elaborados a partir da uva Merlot são apreciados pela textura macia que apresentam e, na maior parte das vezes, produzidos junto com a icônica uva Cabernet Sauvignon, dando origem a alguns dos melhores vinhos tintos do mundo. Em tais blends, a Merlot é responsável por equilibrar o caráter mais forte das outras variedades.

O Merlot é um vinho produzido em diversas regiões vinícolas ao redor do mundo, visto que os melhores exemplares são encontrados em Bordeaux e Languedoc-Roussillon, bem como nas regiões italianas da Campania e da Toscana, além da Califórnia, Austrália, Argentina e Chile.

Os vinhos Merlot elaborados em regiões com climas quentes como os da Austrália, Califórnia e Argentina costumam ser menos frutados e com menor tanicidade, onde alguns produtores utilizam o amadurecimento em carvalho a fim de adicionar maior corpo e estrutura aos exemplares. Já os Merlot produzidos em áreas frias, como os do Chile, Itália e França, apresentam notável estrutura e maior presença de taninos, confundidos, muitas vezes, com os Cabernet Sauvignon.

Para alguns especialistas essa variedade recebe o nome Merlot em referência a um pássaro preto comum na Europa, conhecido como merle ou melro, em português. No entanto, outros historiadores acreditam que o nome da casta esteja relacionado à coloração preto-azulada das uvas maduras antes da colheita.