Não há produtos em seu carrinho.

Mazuelo

A uva Mazuelo, conhecida popularmente como Carignan ou Cariñena, é uma variedade tinta nativa de Aragon, no norte da Espanha. Trata-se de uma casta encontrada em vinhos produzidos no Mediterrâneo, especialmente, em Languedoc-Roussillon e no nordeste espanhol.

As vinhas da Mazuelo se adaptam melhor em regiões com climas quentes e secos, expressando altos taninos, elevados níveis de acidez e boa coloração. Estas características a tornam uma excelente variedade para complementar vinhos tintos que apresentam abundância de aromas e sabores, mas pouco corpo e baixa profundidade de cor.

Raramente encontram-se vinhos varietais elaborados com a Mazuelo, no entanto, os melhores exemplos exibem características de frutas pretas e escuras, bem como alguns sabores picantes e salgados.

Trata-se de uma variedade que encontra diferentes nomes dependendo da região onde é cultivada. Poucos destes sinônimos encontram-se nos rótulos dos vinhos, onde os exemplares são rotulados como nome Carignan ou Mazuelo, nos vinhos de Rioja.

Na França, a uva Mazuelo foi uma das mais cultivadas entre os anos de 1960 e 2000, onde em 1980 a variedade ocupava mais da metade dos vinhedos. Cerca de três quartos das vinhas Mazuelo plantadas no território francês encontram-se em Languedoc-Roussillon, onde é utilizada na produção de vinhos de mesa, os Vin de Table.

Já na Espanha, os melhores vinhos Mazuelo são produzidos na região do Priorato. Enquanto a uva é nativa de Aragon, nos dias de hoje, é utilizada com maior frequência na Catalunha. A Mazuelo não se encontra entre as uvas mais cultivadas do país, ficando atrás das cepas Grenache, Tempranilo e Cabernet Sauvignon.

Além disso, a Mazuelo é cultivada também na ilha de Sardegna, onde é conhecida como Carignano. O clima quente do Mediterrâneo contribui para as velhas vinhas cultivadas na área, resultando em um vinho valorizado pela sua riqueza e sabor picante. Na Califórnia, chamada de Carignane, é geralmente utilizada na produção de vinhos de lote.