Não há produtos em seu carrinho.

Malvasia Nera di Lecce

Malvasia é uma família numerosa de uvas, que inclui a casta Malvasia Nera di Lecce, uma sub-variedade nativa de Salento, responsável por originar vinhos tintos bastante interessantes.

O nome genérico da Malvasia indica muitas variedades semelhantes que se espalharam durante a Idade Média a partir do porto grego de Monemvasia, de onde vem o nome dessa variedade. Este era um importante porto quando Veneza foi a principal “porta” de ligação entre o Oriente e o Ocidente. Nos dias de hoje, encontram-se mais de 17 variedades com o nome Malvasia registradas na Itália.

A uva Malvasia Nera di Lecce é cultivada principalmente na região de Lecce, ao lado da casta Negroamaro, e na província de Brindisi. Sua videira dá origem a cachos de tamanho médio e cônicos, muitas vezes alados, além disso, durante sua maturação os cachos são apertados, soltando-se quando já estão quase aptos a serem colhidos.

As bagas da Malvasia Nera di Lecce são pequenas e de tamanho médio, com pele azul. Ao contrário de outras castas, a Malvasia Nera di Lecce não tem aroma particular e sua colheita é realizada, na maior parte das vezes, nas duas últimas semanas de agosto.

Na província de Brindisi, a uva Malvasia Nera di Lecce é conhecida também como Malvasia Nera di Brindisi. Embora algumas pesquisas tenham demonstrando a semelhança entre as duas variedades, ainda persiste uma diferença aromática clara entre ambas, ausente na Lecce e presente na Brindisi – uma diferença percebida talvez entre o diferente terroir em que cada uma é cultivada.

Nenhum resultado encontrado.