Não há produtos em seu carrinho.

Malvasia branca di Candia

Malvasia di Candia é fonte de algumas conjecturas e controvérsias em círculos ampelógrafos (disciplina da botânica e agronomia que estuda, identifica e classifica as variedades de uvas), onde alguns acreditam que a videira é uma das muitas sub-variedades da onipresente Malvasia, enquanto outros a reivindicam como uma casta totalmente separada.

Candia é a denominação de um porto grego com o mesmo nome, de onde se pensa ter feito a sua antiga viagem à península dos Apeninos. Cultivada principalmente na região italiana do Lazio, a Malvasia Bianca di Candia é utilizada predominantemente para vinhos misturados ao lado da Trebbiano, uma casta de alto rendimento, responsável pela produção de vinhos brancos nítidos e secos, com refrescantes notas cítricas de flor de laranjeira.

Alguns vinhos varietais também são produzidos na vizinha Emilia-Romagna. As videiras Malvasia Bianca são de média a alta produtividade e produzem uvas com coloração castanho amarelo, de acidez baixa a média.

Quando vinificado seco, o vinho resultante pode ser muito limpo e nítido, embora os rendimentos devem ser restritos para manter a concentração de sabor. Feito em estilos mais doces, ou fora de seco, a Malvasia Bianca exibe sabores maduros de pera apoiados por notas de mel e um toque de especiarias.

Na Sicília, na Sardenha e nas Ilhas Eólias, a Malvasia Bianca é comumente produzida no estilo passito semi-seco. Este é um procedimento que intensifica os sabores das uvas e muda a cor do vinho para tons mais âmbar e dourados. Em Chianti, a Malvasia Bianca é misturada com Trebbiano para produzir os tradicionais Vin Santo. Além disso, a uva Malvasia Bianca também é cultivada na Croácia, Eslovênia, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Malvasia Bianca é muitas vezes comparada a Muscat Blanc a Petits Grains; ambas as variedades são membros principais de seu extenso clã, produzido em uma ampla gama de estilos de vinho e ambos têm aromas distintivos. A Malvasia Bianca é utilizada na produção de vinhos secos, doces, espumantes e especiais, como o Lazio Frascati Superiore 2010, da Masseria Trajone.

Nenhum resultado encontrado.